China acena para a possibilidade de novos projetos no Porto de Paranaguá 16/05/2025 - 17:10

Tema foi abordado pelo vice-ministro de Transportes da China durante visita à Portos do Paraná 

O vice-ministro dos Transportes da China, Wang Gang, visitou o Porto de Paranaguá nesta quinta-feira (15). O representante do governo chinês veio ao Brasil para tratar de diversos temas que integram o acordo de cooperação entre os dois países no setor de transportes. A comitiva aproveitou a visita para conhecer a estrutura do Porto de Paranaguá, responsável por grande parte das exportações de produtos com destino ao país asiático.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, recepcionou a comitiva e ressaltou que a empresa pública tem investido continuamente para ampliar sua capacidade operacional. “Para nós, é uma honra muito grande recebê-lo em nossa casa”, destacou Garcia.

Wang Gang falou sobre a relevância dos portos paranaenses para a China e afirmou que há planos de ampliação dos investimentos no Porto de Paranaguá. O terminal de contêineres, por exemplo, é administrado por um conglomerado chinês (China Merchants Group – CMG). A expectativa é de que a estrutura seja contemplada.

Entre os produtos mais exportados para a China pelo Porto de Paranaguá estão soja em grão, farelo de soja, pastas químicas e carnes congeladas. Somente em 2024, mais de 13 milhões de toneladas foram enviadas ao país asiático. De janeiro a março deste ano, já foram movimentadas 3,3 milhões de toneladas com destino à China.

Por ser o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo — respondendo por cerca de 48% da produção nacional — o Porto de Paranaguá tem papel estratégico nas relações comerciais com os chineses. Considerando o conjunto das exportações de carnes bovina, suína e de aves, o terminal paranaense é responsável por cerca de 30% do escoamento de toda a produção brasileira.

GALERIA DE IMAGENS