Cerimônia no cais comemora os 75 anos do Porto de Paranaguá 17/03/2010 - 18:00

Autoridades, representantes da comunidade portuária, trabalhadores portuários e outros convidados participaram na manhã desta quarta-feira (17) da solenidade em comemoração aos 75 anos do Porto de Paranaguá, celebrado nesta data. No evento, realizado no cais do porto, relatos emocionados de personalidades, que participaram da construção do porto, e a presença de embarcações da Marinha do Brasil abrilhataram as festividades.

A história do Porto D. Pedro II – como foi batizado - remonta ao século XVII. Em 1872, o porto que hoje é um dos maiores complexos portuários do Brasil e da América Latina, era um atracadouro, administrado por particulares. Foi apenas no início do século XX, em 1917, que o Governo do Paraná assumiu a administração do porto. No dia 17 de março de 1935 o novo porto de Paranaguá foi inaugurado no local onde está até os dias de hoje.

“Foi o setor produtivo paranaense que financiou a construção do porto. Por isso, o porto é de todos os paranaenses, dos trabalhadores que deixam seu suor nas riquezas importadas e exportadas. É uma comunidade que faz o porto e é esse espírito de comunidade que tem que permanecer. Continuemos defendendo o modelo de porto público que é único no Brasil”, afirmou o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, durante a solenidade cívica em comemoração ao aniversário do porto.

Muito emocionado, o ex-superintendente do porto, Alfredo Jorge Budant, que permaneceu no cargo durante quase 20 anos, falou sobre sua relação com o porto desde a infância. “Em 1935, com apenas 5 anos, vim com meu pai ver o navio-escola Almirante Saldanha (primeira embarcação a atracar no porto). Nunca imaginaria que estaria hoje aqui com 80 anos. Em todo meu tempo como superintendente conversava e participava ativamente da vida do porto. Tive que aprender desde o primeiro dia que entrei no porto com meus superiores, mas principalmente, com os subalternos, vindo aqui no cais. Eu me orgulho muito de fazer parte dessa história”, relembrou Budant em seu discurso.

Durante a solenidade, foram lançados o carimbo comemorativo e o selo personalizado em homenagem aos 75 anos do Porto de Paranaguá. “É um grande satisfação esta homenagem dos Correios a esta instituição que é referência não só no Brasil, mas também no mundo por seus indicadores”, afirmou o diretor regional dos Correios no Paraná, Itamar Ribeiro.

Também para marcar a data, a Appa preparou uma homenagem aos funcionários, que irão receber uma placa comemorativa aos 75 anos do Porto de Paranaguá. Além disso, na solenidade, a administração da autarquia realizou a entrega da nova frota de veículos do porto composta por 30 carros, quatro ônibus, três caminhões basculantes, um caminhão compactador de lixo e uma retroescavadeira. Os novos veículos renovam a frota de 2005 dos portos do Paraná e irão atender a guarda portuária, além da fiscalização ambiental e áreas operacionais técnicas e administrativas dos portos.

Na ocasião, também foi lançado, em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, o projeto Força Verde Mirim. A iniciativa tem como objetivo resgatar a cidadania e promover a auto-estima de jovens e crianças. O projeto inicia com 80 estudantes, de 10 a 14 anos, do Colégio Estados Unidos de Paranaguá, e do Colégio Moisés Lupion, de Antonina.

Para marcar a data, navios do Grupamento de Patrulha Naval do Sul estão em exposição no Porto de Paranaguá. As embarcações NPa Babitonga, NPa “Benevente”, RbAM “Tritão” e CV “Imperial Marinheiro”, constituem o Grupo-Tarefa 522.1, que vem realizando exercícios no mar para o aprimoramento das tripulações, atendendo missões de socorro e salvamento, operações de defesa de porto, patrulha e inspeção naval. Desta quinta-feira (18) até o próximo domingo (21), os navios estarão abertos para visitação, das 14 às 18 horas.

Galeria de Imagens