Capitão dos Portos participa de reunião do Conselho de Autoridade Portuária 19/11/2009 - 16:27

Uma palestra apresentada pelo Capitão dos Portos do Paraná, capitão de mar-e-guerra Marcos Antonio Nóbrega Rios, abriu a reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), do Porto de Paranaguá, na manhã desta quinta-feira (19), na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Fazendo analogias com a história de vida do oficial da Marinha americana Alfred Thayer Mahan e com o empresário brasileiro Eike Batista, o comandante Rios quis passar a mensagem de que uma boa estratégia aliada à persistência e o uso correto das potencialidades pode modificar muitas realidades.

No século 18, as ideias de Mahan sobre poderio naval influenciaram a visão estratégica das marinhas de todo o mundo, ajudando a desencadear grandes investimentos no setor naval. “Já Eike Batista, aos 22 anos, quando saiu da universidade, foi atrás do seu primeiro milhão, investindo e trabalhando em busca de novas oportunidades comerciais. Em pouco tempo ele transformou US$ 500 mil que havia emprestado para iniciar sua fortuna e ser reconhecido como um dos brasileiros mais ricos do mundo”, declarou.

Ao citar essas duas figuras, o comandante Rios quis chamar a atenção para a possibilidade de aproveitar as oportunidades existentes no Litoral do Paraná, especificamente, na Baía de Paranaguá, local apropriado, segundo ele, para receber investimentos que fomentariam a economia local.

“Acredito que as palavras não têm valor se não forem acompanhadas de ações e de uma agenda pró-positiva. A natureza deu à Baia de Paranaguá condições de abrigar um dos mais importantes complexos portuários do mundo, mas é preciso uma união de esforços para o aproveitamento dessa potencialidade e a Marinha está sempre unida a essas ações. O que eu quis fazer hoje foi incentivar a comunidade portuária para que atue neste sentido, porque somos um dos portos brasileiros que ainda possui áreas de qualidade a serem exploradas para a atividade portuária”, frisou o capitão dos Portos.

O superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, destacou que a palestra do capitão dos Portos reforça a importância da parceria entre a comunidade portuária para o crescimento da atividade e o aproveitamento das potencialidades locais.

“A palestra do comandante Rios foi brilhante. Desde que ele chegou a Paranaguá, no início deste ano, já havia mostrado o seu compromisso com o crescimento do porto. Acredito que ele faça parte de um seleto grupo de pessoas que trabalham de forma idealista com uma visão ampla e sistêmica. Temos atitudes semelhantes e agido de forma cooperativa e com os mesmos princípios”, disse o superintendente.

O diretor-superintendente do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Juarez Moraes e Silva, definiu como motivacional a apresentação do Capitão dos Portos na reunião do CAP. “Foi uma verdadeira aula de incentivo, que nos remete à uma agenda pró-positiva e que deve ser revertida em ações concretas para o Porto de Paranaguá continuar competitivo”, revelou Silva.