Capitania dos Portos homenageia colaboradores da Autoridade Portuária 16/10/2024 - 16:56

Diploma “Amigo da Capitania” é entregue anualmente em cerimônia, que busca firmar laços entre Marinha e Comunidade Portuária

A Capitania dos Portos homenageou cinco colaboradores da Portos do Paraná durante cerimônia nesta quarta-feira (16), em Paranaguá. O “Diploma de Amigo da Capitania” é uma homenagem aos laços de amizade da comunidade com a Autoridade Marítima e foi entregue em mãos pelo comandante na sede da instituição. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, prestigiou a cerimônia, que também celebrou os 171 anos da Organização.

“Todo ano temos os nossos agraciados pela Capitania, mas o apoio e o parabéns maior fica para a Autoridade Marítima, que não mede esforços para que possamos elevar a eficiência logística dos nossos portos ao patamar exigido pelo mercado”, comentou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O comandante Anderson Brito de Melo, afirma que o título é um reconhecimento do trabalho e serviços prestados por uma instituição ou personalidade. “É um ato de gratidão, pois homenageamos as pessoas que nos ajudam silenciosamente em vários aspectos e que trabalham em prol da sociedade e da capitania”, enfatizou Melo.

Conheça os homenageados

Um dos agraciados com o diploma foi o gerente adjunto da Unidade de Segurança Portuária (UASP) da Portos do Paraná, Ivan Plantes. “A minha relação com a Capitania vem desde 1987, quando entrei para a guarda portuária. Na época, a Organização fez o primeiro curso de guarda portuário para o Porto do Paranaguá. Hoje eu me sinto honrado e agradecido pelo reconhecimento e isso mostra a importância do trabalho conjunto desenvolvido entre a Portos do Paraná e a Capitania”, afirmou Plantes.

O gerente de Engenharia Marítima, João Jardim, também recebeu a homenagem. “Este título é um reconhecimento pelo trabalho que realizamos em prol da segurança da navegação. Todos os projetos e manutenções têm como foco ampliar ainda mais os parâmetros de segurança portuária e são conduzidos sempre em conjunto com a Capitania”, destacou Jardim.

A Capitania dos Portos é uma das instituições mais antigas do nosso país, que tem a missão de prezar pela segurança, disciplina e verificação das atividades náuticas. “Como diretor de Meio Ambiente, eu me sinto não apenas contemplado, mas com o sentimento de dever cumprido pois não existe porto sem a Capitania e não existe Capitania sem porto. É uma instituição que cuida das mais antigas tradições náuticas do nosso país e o reconhecimento deles é algo muito grandioso para uma pessoa pequena como eu”, declarou o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana.

O gerente de Navegação, Rubens Borges da Cruz, atua há 44 anos no porto e se sentiu elogiado com a cerimônia. “Entrei menino no Porto, sem muito conhecimento sobre. Mas depois que ingressa, você começa a criar um amor pelo trabalho, porque está todo dia vivendo aquilo ali. A Capitania e a Marinha são importantes, porque regulam tudo. Se não tem Marinha, não tem Capitania, e o Porto não se organiza em diversas atividades como dragagem e batimetria”, comentou Borges.

“A diretoria de Engenharia está fortemente ligada à Capitania dos Portos e receber esta homenagem hoje mostra o quanto o nosso trabalho em conjunto é de extrema importância para as duas autoridades”, declarou o diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Kengo.

GALERIA DE IMAGENS