Capitania dos Portos do Paraná libera navegação noturna em Paranaguá 20/10/2009 - 15:30

A Capitania dos Portos do Paraná restabeleceu a navegação noturna no Canal da Galheta, que dá acesso aos portos de Paranaguá e Antonina. A decisão foi anunciada no início da noite desta segunda-feira (19), depois da constatação, em mar, pela Marinha, da conclusão do trabalho de reposicionamento das boias de sinalização náutica.

O balizamento das boias foi realizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) após o término dos serviços de dragagem, que devolveram ao canal suas dimensões originais. Duas embarcações realizaram manobras de saída do Porto de Paranaguá já na noite desta segunda-feira (19).

A navegação noturna havia sido suspensa pela Capitania dos Portos a partir da publicação da Portaria n.º 102, em 24 de novembro do ano passado. Nesta segunda-feira, ao baixar a Portaria n.º 69, a Marinha revogou a restrição.

Na última semana, o restabelecimento da navegação noturna foi discutido em reunião entre representantes da Appa, da empresa de praticagem Paranaguá Pilots e operadores portuários. Os práticos presentes concordaram que a sinalização atual atende aos critérios de segurança à navegação no período noturno.

Outro assunto em pauta foi a revogação da portaria n.º 86, de 4 de setembro de 2008, que impôs restrições à navegação no Canal da Galheta, estabelecendo calado máximo de 11,30 metros para os navios acessarem o Porto de Paranaguá. A Appa solicitou à Capitania dos Portos o restabelecimento do calado anterior – de 12,5 metros – considerando que a dragagem, concluída em julho, aumentou para, pelo menos, 15 metros, a profundidade do canal.

Os levantamentos batimétricos, que confirmam as atuais dimensões do Canal da Galheta, estão sob análise do Centro de Hidrografia Marinha (CHM) - órgão vinculado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) -, em Niterói (RJ), desde o início de setembro. A Paranaguá Pilots realizou uma batimetria própria e verificou que as medições correspondem àquelas informadas ao CHM pela Hidrotopo – empresa contratada pela Somar Serviços de Operações Marítimas, que realizou a dragagem.

O capitão dos Portos do Paraná, capitão-de-mar-e-guerra Marcos Antonio Nóbrega Rios, disse que pediu prioridade ao CHM na avaliação da batimetria do Canal da Galheta, mas reconhece que a finalização dessa análise pode se estender por meses. Por essa razão, o oficial da Marinha estuda a possibilidade de antecipar a revogação das restrições de calado, considerando que essa medida é “necessária e urgente”.

Os representantes da Paranaguá Pilots sugeriram que seja retomado o calado de 12,5 metros, mas com restrições ao tráfego noturno. A proposta apresentada na reunião é de que, durante a noite, o calado fique restrito a 11,8 metros. Outra sugestão dos práticos é a realização de sondagens batimétricas a cada quatro meses.

O capitão dos Portos ficou de analisar a proposta e submetê-la à aprovação do comando do 5.º Distrito Naval, ao qual a Capitania dos Portos do Paraná é subordinada. A expectativa é de que essa reunião aconteça até o final da próxima semana.