Capitania dos Portos do Paraná libera navegação noturna em Paranaguá 20/10/2009 - 15:30
A Capitania dos Portos do Paraná restabeleceu a navegação noturna no Canal da Galheta, que dá acesso aos portos de Paranaguá e Antonina. A decisão foi anunciada no início da noite desta segunda-feira (19), depois da constatação, em mar, pela Marinha, da conclusão do trabalho de reposicionamento das boias de sinalização náutica.O balizamento das boias foi realizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) após o término dos serviços de dragagem, que devolveram ao canal suas dimensões originais. Duas embarcações realizaram manobras de saída do Porto de Paranaguá já na noite desta segunda-feira (19).
A navegação noturna havia sido suspensa pela Capitania dos Portos a partir da publicação da Portaria n.º 102, em 24 de novembro do ano passado. Nesta segunda-feira, ao baixar a Portaria n.º 69, a Marinha revogou a restrição.
Na última semana, o restabelecimento da navegação noturna foi discutido em reunião entre representantes da Appa, da empresa de praticagem Paranaguá Pilots e operadores portuários. Os práticos presentes concordaram que a sinalização atual atende aos critérios de segurança à navegação no período noturno.
Outro assunto em pauta foi a revogação da portaria n.º 86, de 4 de setembro de 2008, que impôs restrições à navegação no Canal da Galheta, estabelecendo calado máximo de 11,30 metros para os navios acessarem o Porto de Paranaguá. A Appa solicitou à Capitania dos Portos o restabelecimento do calado anterior – de 12,5 metros – considerando que a dragagem, concluída em julho, aumentou para, pelo menos, 15 metros, a profundidade do canal.
Os levantamentos batimétricos, que confirmam as atuais dimensões do Canal da Galheta, estão sob análise do Centro de Hidrografia Marinha (CHM) - órgão vinculado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) -, em Niterói (RJ), desde o início de setembro. A Paranaguá Pilots realizou uma batimetria própria e verificou que as medições correspondem àquelas informadas ao CHM pela Hidrotopo – empresa contratada pela Somar Serviços de Operações Marítimas, que realizou a dragagem.
O capitão dos Portos do Paraná, capitão-de-mar-e-guerra Marcos Antonio Nóbrega Rios, disse que pediu prioridade ao CHM na avaliação da batimetria do Canal da Galheta, mas reconhece que a finalização dessa análise pode se estender por meses. Por essa razão, o oficial da Marinha estuda a possibilidade de antecipar a revogação das restrições de calado, considerando que essa medida é “necessária e urgente”.
Os representantes da Paranaguá Pilots sugeriram que seja retomado o calado de 12,5 metros, mas com restrições ao tráfego noturno. A proposta apresentada na reunião é de que, durante a noite, o calado fique restrito a 11,8 metros. Outra sugestão dos práticos é a realização de sondagens batimétricas a cada quatro meses.
O capitão dos Portos ficou de analisar a proposta e submetê-la à aprovação do comando do 5.º Distrito Naval, ao qual a Capitania dos Portos do Paraná é subordinada. A expectativa é de que essa reunião aconteça até o final da próxima semana.


