Capacidade operacional e infra-estrutura atraem novos clientes para o Porto de Paranaguá 02/03/2009 - 14:20

A capacidade operacional do Porto de Paranaguá foi fator decisivo para que sete armadores se reunissem num único serviço e optassem por movimentar seus contêineres no terminal paranaense. Segundo a Rocha Top, empresa que representa o armador Hamburg Süd, o serviço denominado “Mesa”, que antes escalava outro porto do sul do País, substituiu sua antiga rota preferindo o Porto de Paranaguá em função da infra-estrutura disponível para atender os navios escalados. Outro item que estimulou a união dos armadores foi a diminuição dos custos das operações. A medida é resultado da crise econômica internacional que obrigou as empresas a se unirem num período de baixa no comércio externo.

A partir de 15 de abril o novo serviço inicia suas atividades tendo à sua frente armadores como CSAV, Libra, CMA CGM, Maruba e Hamburg Süd/Aliança. Todas as quartas-feiras, navios com até 260 metros de comprimento movimentarão de 400 a 690 contêineres, entre importação e exportação, com destino aos portos do Mediterrâneo. A escala seguirá o determinado pelo sistema “janela pública de atracação”, criado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em 2007 com o objetivo de ordenar o tempo de chegada, de operação e de saída das embarcações, servindo também como balizador da produtividade dos navios.

O início das operações do “Mesa” será, na verdade, a retomada de um serviço semelhante que existiu há dois anos no Porto de Paranaguá, mas que contava com um número menor de armadores. A nova configuração será basicamente para atender exportações de contêineres, mas também estão previstas importações.

Cabotagem – O “Mesa” é um dos três novos serviços que começam suas atividades em 2009 no Porto de Paranaguá. Na próxima segunda-feira (9) entrará em operação o segundo serviço de cabotagem existente no sistema de janelas. Todas as segundas-feiras, os navios da armadora Maersk levarão 210 contêineres para portos do Nordeste e Norte do país, como Pecém, Suape e Vila do Conde. A previsão é que o volume seja ampliado assim que a economia internacional voltar a ter estabilidade.

“Até o final deste ano contaremos com três navios novos para atender essa linha. O retorno desse serviço trouxe para Paranaguá clientes que antes movimentavam suas cargas em outros portos e conseguirmos uma das janelas públicas de atracação foi determinante para a competitividade entre os terminais portuários”, comentou Aldo Silva, que representa a Maersk em Paranaguá

Crescimento – Na contramão da crise a armadora MSC está pronta para ampliar suas operações e atender à crescente demanda de mercadorias de seus clientes. A partir do dia 13 de março, 360 contêineres serão movimentados por semana, entre importação e exportação. O novo serviço da empresa, o “NWC” atenderá portos do norte da Europa e se somará ao serviço “Espain”, também da MSC, já existente no Porto de Paranaguá e que atende portos da Europa, África, Extremo Oriente e Mediterrâneo. No “Spain”, a MSC movimenta 670 contêineres por semana e chega a alcançar uma média de 850 contêineres movimentados.

“Precisamos de uma nova janela de atracação porque tivemos um crescimento significativo de mercadorias. Assim que houver a possibilidade, estaremos prontos para dobrar e até triplicar nossa movimentação no Porto de Paranaguá e atender à gama de clientes que já trabalham com o porto, mas estão ampliando suas operações”, disse Charles Monteiro, da Seatrade.

O chefe do Departamento de Operações da Appa, Cláuber Candian contou que, além dos três novos serviços que iniciam suas atividades em 2009, outros dois aguardam uma oportunidade para adquirir seu espaço no mapa das janelas públicas de atracação. “Esses serviços funcionarão como “janelas reservas” e poderão entrar em operação definitiva assim que houver disponibilidade de espaço”, declarou.