Baleia é avistada na Baía de Paranaguá 20/07/2019 - 11:30

Na manhã deste sábado (20/07), a equipe do LEC - Laboratório de Ecologia e Conservação e integrantes do Projeto de Monitoramento de Pranas – Bacia de Santos (PMP-BS) vinculado à UFPR, foi informada sobre a ocorrência de uma baleia no canal de navegação da baía de Paranaguá. Nossa equipe foi até o local, entre a Ilha do Mel e Pontal do Sul, e verificou que era uma baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae) juvenil. Esta espécie tem hábitos migratórios e anualmente vem de regiões frias como a Antártica, onde se alimentam, para reproduzir em águas mais quentes do litoral brasileiro. Nos últimos anos de monitoramento, temos tido ocorrência da espécie no Paraná, mas esta é a primeira vez que um indivíduo é avistado em área interna da baía.

O animal está bem ativo e expondo com frequência as nadadeiras peitorais, as quais são longas e característica da espécie. Também avistamos o animal expondo a cabeça e fazendo saltos. Todos estes comportamentos são possíveis de serem avistados quando o animal não é molestado. Segundo a portaria n° 24 de 08 de fevereiro de 2002, “"Art. 2° - É vedado a embarcações que operem em águas jurisdicionais brasileiras: a)aproximar-se de qualquer espécie de baleia (cetáceos da Ordem Mysticeti; cachalote Physeter macrocephalus, e orca Orcinus orca) com motor engrenado a menos de lOOm (cem metros) de distância do animal mais próximo, devendo o motor ser obrigatoriamente mantido em neutro, quando se tratar de baleia jubarte Megaptera novaeangliae, e desligado ou mantido em neutro, para as demais espécies.”

Estes requisitos são essenciais para garantir a proteção do animal, mas também a segurança das embarcações. Assim, pedimos a ajuda de todos para aproveitarem este momento maravilhoso de ocorrência de uma baleia em nossas águas paranaenses, com respeito ao animal e com os cuidados à segurança de todos.

Caso você aviste uma baleia, tartaruga, golfinho ou ave marinha morta ou debilitada, entre em contato com a nossa equipe através do telefone: 0800 642 3341 

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Centro de Estudos do Mar/UFPR monitora o Trecho 6, compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.

(fonte: LEC - Laboratório de Ecologia e Conservação e integrantes do Projeto de Monitoramento de Pranas – Bacia de Santos (PMP-BS) vinculado à UFPR,)

Cartaz de orientações para o caso de encontrar uma baleia

GALERIA DE IMAGENS