Appa participa de encontro nacional de portos promovido pelo Governo Federal 30/10/2008 - 12:00

Os encontros técnicos promovido pela Agência Nacional de Transportes Aqüaviários (Antaq) reúnem 21 administrações portuárias de todo o Brasil, responsáveis pela gestão de 34 portos organizados. A próxima reunião será em Paranaguá no início de 2009

A cidade de Santos está sendo sede de mais uma reunião técnica para consolidação do Sistema Permanente para o Acompanhamento dos Preços e Desempenho Operacional dos Serviços Portuários, criado pela Agência Nacional de Transportes Aqüaviários (Antaq). O Sistema, também denominado “Desempenho Portuário”, atua como um indicador operacional e estatístico com informações úteis para a avaliação e planejamento da gestão da atividade portuária.

Os encontros técnicos promovido pela Antaq reúnem 21 administrações portuárias de todo o Brasil, responsáveis pela gestão de 34 portos organizados. Até o momento, já ocorreram reuniões em cidades como Belém, Fortaleza, Brasília, Vitória e Santos. O próximo encontro será em Paranaguá, entre fevereiro e março de 2009.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está representada no encontro pelo Chefe do Departamento de Operações, Clauber Candian, e pela Chefe do Departamento de Informática Marcelli Dias. “Nessas reuniões a Antaq busca informações para, por exemplo, formar parâmetros quanto aos valores cobrados, custos e volumes movimentados pelos portos brasileiros. Esses indicadores poderão orientar as escolhas dos usuários por determinados portos conforme suas necessidades operacionais e logísticas”, explicou Candian.

Segundo o engenheiro Darci Tartari, da divisão de Planejamento da superintendência do Porto de Rio Grande, o novo sistema tem o papel de agregar e aproximar os portos do Brasil e os usuários que utilizam os terminais. “Não é só o desempenho portuário que avaliamos nessas reuniões. Mas, também aproveitamos para trocarmos experiências e informações sobre as operações e os modelos de administração”, comentou Tartari.

O engenheiro contou que as informações disponibilizadas nas reuniões técnicas servem como referência para saber o que pode ser melhorado. “Buscamos as discrepâncias e tentamos corrigir as distorções. O Desempenho Portuário é uma ferramenta interessante para termos parâmetros entre Portos, terminais portuários e usuários”, declarou.

Informações - O “Desempenho Portuário” conta com dados estatísticos ligados a toda a operação portuária e avalia, por exemplo, informações sobre tempo de espera dos navios para atracação e a produtividade das operações. Após tabulados, os dados formarão uma base que poderá ser amplamente usada pelas administrações portuárias, exportadores e importadores.

“Os indicadores são formatados sob a ótica dos usuários. Com os dados obtidos poderemos saber quais ações podem ser executadas para melhoria da atividade de cada porto. A partir de agora, o processo passará para uma segunda fase que é a aplicação e avaliação dos indicadores e é aí que precisaremos da presença de gestores e profissionais de TI (Tecnologia da Informação) dos portos”, frisou o superintendente da Gerência de Gestão e Desempenho Portuário da Antaq, Hélio José da Silva.