Appa inaugura Terminal Público de Fertilizantes 06/03/2009 - 15:10

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) inaugura logo mais, às 19 horas, o novo Terminal Público de Fertilizantes. A obra custou R$ 9,5 milhões e foi paga com recursos próprios da Appa.

O Porto de Paranaguá é o maior corredor de entrada de fertilizantes no Brasil. Em 2008, foram importados 6,3 milhões de toneladas do produto, o maior volume registrado entre todos os portos brasileiros. Com o terminal, o Porto de Paranaguá passa a oferecer aos usuários um sistema mais moderno de escoamento dos componentes químicos para fertilizantes. O terminal público possui esteiras transportadoras ligando um silo pulmão à faixa portuária. As esteiras, com capacidade de movimentar mil toneladas por hora, vão retirar o produto direto do interior dos porões dos navios e depositá-lo no silo pulmão, com capacidade de 32 mil toneladas.

“O Porto de Paranaguá, como principal corredor de entrada de fertilizantes precisa ordenar seus espaços para escoar estes componentes. Os caminhões dificultavam a agilidade da operação, que era antiga e obsoleta. Construímos um terminal que recebesse o fertilizante através de esteiras, desafogando nossos portões e balanças para dar maior velocidade às operações”, explicou.

Para se ter uma idéia, são necessárias em média 1200 viagens de caminhão para fazer a descarga de um navio de 30 mil toneladas de fertilizantes. Se as condições climáticas estiverem favoráveis (sem chuva), a operação leva, em média, dois dias. Com o novo sistema operacional, deve-se agililizar em até 25% a operação de um navio de fertilizantes.

De acordo com Souza, a nova estrutura vai permitir que o tempo de estada dos navios diminua. Com isso, os custos para o importador vão diminuir. “A eficiência do porto contribui para a redução do custo Brasil e para a queda do custo final do produto agrícola. A crise se combate com eficiência e é isso que nós estamos fazendo”, disse Souza.

Cerca de 75% dos componentes químicos para a produção de fertilizantes no país vêm do mercado externo. Em Paranaguá, a maior parte do fertilizante que foi importado em 2008 veio da Rússia e do Canadá.

Cultura – O silo público de fertilizantes também traz um presente para a população. Toda a parte externa do terminal recebeu plotagens de uma obra de arte feita pelo artista plástico parnanguara Emir Roth. A pintura que circunda o auditório da sede do Porto de Paranaguá conta a história da cidade através da economia e do porto. “Esta pintura faz parte do patrimônio cultural de Paranaguá e do Paraná. Nossa intenção foi dividir a beleza da obra com a população, transpondo-a para o lado de fora do Porto”, explicou o Secretário de Representação do Paraná em Brasília e ex-superintedente da Appa, Eduardo Requião, que teve a idéia de trazer a obra de Emir Roth para decorar o exterior do terminal.

Emir Roth nasceu em Paranaguá no ano de 1940. Pintor, desenhista, escultor e gravador tem diversas obras de destaque, entre elas o painel de São Francisco das Chagas, no centro histórico de Paranaguá e no Mercado Municipal. Artista de futuro promissor rendeu-se à boemia, que o levou à morte com apenas 48 anos de idade.

O painel de Emir Roth no Porto de Paranaguá é um dos mais importantes trabalhos produzido pelo artista. Possui cerca de 40 metros de circunferência e 2,5 metros de altura e é uma atração à parte para os visitantes que, diariamente, chegam ao porto para conhecer suas instalações. Em 2007, o Painel foi completamente reformado.

BOX

Appa lança Dicionário Básico Portuário
Durante a inauguração dos novos terminais da Appa, o superintendente Daniel Lúcio Oliveira de Souza lança o Dicionário Básico Portuário. O manual foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Appa. A idéia surgiu durante o seminário para jornalistas realizado em 2008. Muitos profissionais, que não são familiarizados com os termos técnicos do setor, sentiam dificuldades na hora de escrever seus textos.

O livro será distribuído para jornalistas de economia e quer se tornar um guia para os profissionais de imprensa. O dicionário traz os termos bascos para o entendimento do funcionamento do setor portuário. A intenção da Assessoria de Comunicação da Appa é atualizar o material ano a ano, com a inclusão de novos vocábulos. O dicionário também está disponível para consulta no site dos Portos do Paraná (xoops.celepar.parana/migracao/porto).