Appa formaliza compromisso com casas para moradores da Vila Becker 19/03/2010 - 11:10

Moradores de Paranaguá, que integram a primeira etapa do projeto de realocação da Vila Becker, receberam das mãos do superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, um documento, registrado em cartório, em que a autarquia assume formalmente o compromisso com a entrega de moradias no novo conjunto habitacional, no bairro Porto Seguro. A realocação dessas famílias atende diretriz do governador Roberto Requião.

Os moradores tiveram acesso, também, a cópias do contrato firmado entre a Appa e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) para a construção de 400 casas. O projeto, no valor de R$ 20,4 milhões, será custeado pela Administração dos Portos. Em uma primeira fase, que deverá ser concluída até o final do ano, a Cohapar entregará 230 unidades.

Para o superintendente da Appa, essa iniciativa põe fim às especulações e no “terrorismo” que grupos com interesses difusos praticam contra esses moradores. “Fazer discurso em cima da miséria é fácil. Difícil é dar soluções terminativas. Talvez seja esse o medo: que este governo finalmente dê solução a um passivo social de 40 anos”, afirmou Souza. “Esse documento reflete a lisura e honestidade com que estamos tratando esse assunto”, acrescentou o superintendente.

Souza assegurou que todas as 32 famílias, que foram realocadas prioritariamente por terem suas casas muito próximas ao Terminal Público de Álcool, receberão as escrituras das moradias. Essas famílias terão prioridade, também, no novo conjunto habitacional.

“Essa documentação é essencial para que não só os moradores, mas toda a comunidade e os políticos de Paranaguá vejam que o caso está sendo tratado com seriedade. A meu ver, o que foi acordado está sendo cumprido”, ponderou o presidente da Associação de Moradores da Vila Becker, Renato Francisco da Silva.

O líder comunitário reconhece que as famílias se beneficiarão da solução dada pelo governo do Estado, pois sairão de uma área de ocupação irregular e de risco, pois estão cercados de terminais portuários, para moradias próprias. “Eu gostaria de deixar registrado que a associação nunca foi contra as casas. Acho que para a grande maioria será muito bom, porque vai dar uma dignidade a toda comunidade que está ali.”

A dona de casa Magrit Kretszchmar Pereira está entre os moradores que terão prioridade na entrega das novas casas. Ela diz que sempre acreditou no compromisso do governo do Estado com as famílias da Vila Becker e que está bastante satisfeita com a solução proposta pela Administração dos Portos.

A casa em que morou por sete anos na Vila Becker, conta Magrit, estava condenada. Com o auxílio recebido, ela, o marido e os dois filhos puderam se mudar para uma casa alugada, no Jardim Iguaçu, local em que viverão com mais conforto e segurança até que as novas moradias sejam entregues.

Galeria de Imagens