Appa faz a primeira entrega de colchões em Itajaí 24/12/2008 - 10:30

Para quem perdeu quase tudo com a enchente e ainda está sem trabalho, os colchões
doados chegaram em boa hora. É o caso do estivador Amaro José Pereira. Há 30 anos trabalhando no porto de Itajaí, Pereira está sem trabalhar a um mês. “Trabalhamos em regime de revezamento e sempre trabalhei todos os dias, em épocas de grande movimento, até duas vezes ao dia. Agora estou parado por todo este tempo”, lamenta.

A situação se agrava porque são seis pessoas em casa que dependem diretamente da renda do estivador. Mas passados alguns dias da enchente – que inundou a c

Mas o dia 26 de novembro vai ficar para sempre marcado na memória dos Pereira. É que a
filha do estivador, Edicléia Fernandes Pereira, entrou em trabalho de parto exatamente no dia da enchente. Ela teve que sair de casa com a água cobrindo a barriga amparada pela mãe. A ida até o hospital aconteceu de lancha, com a ajuda do Corpo de Bombeiros. E hoje, dormindo tranqüila na casa que ainda traz nas paredes a marca da água, está Maria Grabriely. “O importante é que no final tudo deu certo”, diz Edicléia.

Quem viu a tragédia de perto tenta ver o lado positivo das coisas, numa tentativa de minimizar os efeitos da enchente, e ainda encontra tempo para ser solidário. Quando recebeu o colchão que está sendo entregue aos cadastrados pela Intersindical de Itajaí, Pereira agradeceu a doação, mas já tem destino certo para o colchão. “A nossa situação é difícil, estamos utilizando as economias para sobreviver enquanto o trabalho não aparece. Mas a minha vizinha aqui da frente perdeu tudo que estava em casa, não sobrou nada. Ela está precisando mais do que a gente e por isso vamos dar este colchão para ela”, conta Pereira.

O programa “Porto Solidário” criado pela Appa para garantir o fluxo rápido da carga catarinense, prevê o repasse de parte das tarifas portuárias pagas ao porto – pelos navios que estão operando carga de Itajaí em Paranaguá – para a compra de donativos a serem destinados aos TPAs de Itajaí. Além do Porto de Paranaguá, o Porto de Antonina também passou a integrar o programa esta semana.
