Crianças de Paranaguá são premiadas em concurso da Portos do Paraná 14/10/2022 - 15:02

Meninas e meninos selecionados apresentaram desenhos e frases sobre o que viram na palestra e na passagem pelo cais do Porto de Paranaguá no primeiro semestre de 2022

Após dois anos de interrupção, o Projeto Porto Escola – Educação para Sustentabilidade do primeiro semestre de 2022 premiou nesta sexta-feira, dia 14, 15 meninos e meninas com a impressão de seus desenhos, um kit de pintura e um passeio de barco a ser realizado no dia 4 de novembro. Foram mais de 700 participantes de quinta série da Rede Municipal de Ensino de onde saíram os selecionados pela capacidade artística de retratarem um pouco do que observaram e aprenderam no Porto de Paranaguá.

“Esse é um dos nossos projetos mais importantes e é uma integração com a base da sociedade do litoral, que são as crianças parangonaras que vêm visitar, vêm entender como é o funcionamento do Porto e vêm aprender sobre saúde e segurança, além do meio ambiente. E a gente consegue perceber através das frases, dos desenhos que a mensagem é de que o Porto é amigo da comunidade, do meio ambiente e está aqui para fazer o bem”, destacou João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná.

Para a secretária interina da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, Paula Inácio, essa parceria entre Prefeitura e a empresa pública é extremamente fundamental para as crianças parangonaras. “Além de aproximar as crianças de um espaço que traz recursos, pois muitos de seus familiares têm suas vidas, seus sustentos neste espaço, é importante também refletir sobre a questão ambiental, a sustentabilidade, é fazer com que cada vez mais a criança parangonara valorize seu espaço, cuide, preserve para manter cada vez mais sustentável”, analisa.

Segundo a bióloga e analista portuária Jaqueline Dittrich, da Portos do Paraná, essa visitação faz com que o Porto abra suas portas para o futuro da sociedade. “A vinda dos alunos significa a transposição dos muros do Porto porque é um momento de eles conhecerem, verem onde alguns familiares trabalham e ter contato com toda a operação portuária. A gente consegue repassar várias informações sobre meio ambiente e segurança do trabalho e como a história de Paranaguá está vinculada à história do Porto e são esses ensinamentos que eles levam para casa”, destaca.

É dessa visita que resulta o Concurso de Desenhos pois na volta para suas escolas, eles ficam com a tarefa de desenhar o que viram e também elaborar uma frase sobre o Porto. “O Porto gera um interesse na cidade, ele tem um movimento de renda e ele incentiva o estudo diretamente. As crianças são incentivadas a buscar informações e elas deram o melhor delas no projeto”, destaca a professora Andreia Cristina Farias Pereira.

O diretor do Departamento do Ensino Fundamental, Ronaldo Albion, concorda. “O tema do projeto já fala por si só, por tratar de sustentabilidade e educação ambiental, e só isso já é de extrema importância até porque essas crianças são o futuro da nossa cidade e sigam conhecendo essa vivência e eles conhecendo o Porto é muito importante para a vida deles”, aponta.

Tão importante que o aluno Marcos Barreto Júnior, da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, vai guardar com carinho a impressão de seu desenho. “Foi uma felicidade ter ganho e agradeço porque foi bem legal, bem divertido. Foi bem inspirador e meu quadro vou colocar no meu quarto para sempre me lembrar desse momento especial da minha vida”, garante.

A passagem pelo Porto também inspirou Isabella da Silva Bueno, da Escola Municipal em Tempo Integral Iná Xavier Zacharias. “Quando vim aqui no Porto gostei dos navios, que eram bem grandes, e gostei também dos contêineres e vi que tinham muitos contêineres nos navios e me inspirei bastante no que vi para fazer o meu desenho”, finaliza.

Além da parceria com a SEMEDI, a Portos do Paraná conta com o apoio da aLBriggs, aQuamec, da Pasa e também da Paranaguá Pilots.

Premiados:

•         Allexya Alexandre Pedroso França - Escola Municipal Iracema dos Santos

Frase: “O porto de Paranaguá é uma parte brasileira que está localizado no Paraná, na cidade de Paranaguá. É o maior porto exportador de produtos. ”

•         Bianca Aparecido Beneditto - Escola Municipal Dr. Aníbal Ribeiro Filho

Frase: “Porto de Paranaguá tem muitos navios grandes, onde transportam muitas cargas para vários países e dá emprego a muitas pessoas. ”

•         Davi Alboite Jacob - Escola Municipal Almirante Tamandaré

Frase: “O porto traz sustento e trabalho para todas as famílias. ”

•         Davi César Parisotto Cavalcante - Escola Municipal em Tempo Integral Edinéia Marize Marques Garcia

Frase: “Por causa do nosso porto nossa mercadoria cresce e a nossa renda aumenta e nossa cidade melhora. ”

•         Fhelip Candido Fernandes - Escola Municipal em Tempo Integral Edinéia Marize Marques Garcia

Frase: “Você não pode entrar no porto sem EPI. ”

•         Hannye Kelly de Santana Matozo - Escola Municipal Professor Randolfo Arzua