CORONAVÍRUS - Reforçando os cuidados

As organizações internacionais, nacionais, estaduais e locais de saúde seguem em alerta em relação à Covid-19. A doença ainda está circulando e, por isso, é preciso lembrar das informações básicas sobre essa infecção respiratória.

Confira, aqui, as principais perguntas e respostas. Em caso de dúvida, basta enviar um e-mail para comite.corona@appa.pr.gov.br

 

Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). É grave e super transmissível.Como ocorre a transmissão?

A transmissão pode ocorrer em um aperto de mão (seguido do toque nos olhos, nariz ou boca), por meio da tosse, espirro e gotículas respiratórias contendo o vírus.

 

As medidas são simples. Entre as principais destacamos as seguintes:

- Mantenha as mãos limpas e higienizadas. Lave bem, com água e sabão. Se possível, use o álcool 70%;

- Se não puder usar a máscara, ao tossir ou espirrar, cubra sempre a boca;

- Mantenha a distância e evite locais fechados e aglomerações;

- Ao trabalhador, fica o lembrete: os equipamentos de proteção - como fones de ouvido, óculos, peças de vestuário etc – são individuais. Por isso, NÃO COMPARTILHE.

 

A vacina tem ajudado, e muito, a amenizar os sintomas e reduzir as formas graves da doença. Então, fica a dica:

 - se você ainda não completou o esquema vacinal – com as doses de reforço recomendadas pelas organizações de saúde – complete, o quanto antes!

Obs: se você trabalha aqui no porto, não esqueça de enviar o comprovante para o e-mail atestado@appa.pr.gov.br

 

Em termos de sintomas, pode variar bastante de acordo com a carga viral e o sistema imunológico de cada um. Uma vez infectado, o vírus pode levar até 14 dias para se manifestar.

Confira as formas de manifestação da doença:

- Caso assintomático - ausência de sintomas.

- Caso leve - presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de perda de olfato e/ou paladar, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, dores no corpo, fadiga e/ou dor de cabeça.

- Caso moderado - desde sinais leves da doença, como tosse persistente e febre persistente diária, até sinais de piora progressiva, além da presença de pneumonia sem sinais ou outros sintomas de gravidade

- Caso grave - desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto.

- Caso crítico - os principais sintomas são sepse, síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória grave, disfunção de múltiplos órgãos, pneumonia grave, necessidade de suporte respiratório e internações em unidades de terapia intensiva.

E a doença ainda pode apresentar outras complicações. Por isso, mantenha a guarda!

 

Primeiro, peça comunique o seu imediato (chefe/gerente). Se puder, se afaste, procure um médico ou a Unidade de Saúde e faça o teste.

Siga as orientações médicas e respeite o afastamento/isolamento. Não esqueça de enviar – para a empresa – o atestado médico.

Cuide-se!

 

Em caso de dúvidas, os trabalhadores dos portos paranaenses podem procurar a Coordenadoria de Assistência Médica e Social (COAMS) –o ramal é o 1263.

Para saber mais sobre a doença, você pode buscar os sites

OMS - https://www.who.int/pt/home

MINISTÉRIO DA SAÚDE - https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus /

SECRETARIA DO ESTADO - https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Coronavirus-COVID-19