Portos do Paraná investe em ações que buscam melhorar a qualidade de vida e renda de catadores de resíduos recicláveis 17/05/2023 - 17:34

O objetivo da empresa pública é reduzir a geração de resíduos na fonte, melhorar a segregação, além de capacitar as associações de catadores de recicláveis, através de um trabalho de educação ambiental, de conhecimento e aprendizado com os colaboradores internos.

Nesta quarta-feira (17), comemora-se o Dia Internacional da Reciclagem, tema tratado com atenção na Portos do Paraná, através de seu Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e do Programa de Educação Ambiental (PEA).

Segundo a bióloga da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich, o PEA é dividido em vários projetos, um deles é voltado ao fortalecimento de recicladores do Litoral do Paraná. “Várias ações buscam melhorar a qualidade de vida e de renda dos profissionais que trabalham com a reciclagem. Também atuamos na gestão documental, buscando auxilia-los na emissão de licenças e gestão de documentos”, explica a bióloga.

Paralelamente, o PGRS tem o objetivo de reduzir a geração de resíduos na fonte, através de um trabalho de educação ambiental, de conhecimento e aprendizado com os colaboradores internos.

“Outro foco é melhorar a separação dos resíduos que são descartados nos coletores, de modo que seja possível destinar esses resíduos segregados adequadamente para as associações de catadores de resíduos recicláveis. Isso acaba gerando renda para a associação e, ao mesmo tempo, estamos atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, explica Juliana Vendrami, bióloga e analista portuária da Portos do Paraná.

Para atingir os objetivos do programa, diversos coletores de tamanhos diferentes estão disponibilizados pelas vias públicas e nos prédios administrativos. Além disso, também foram retirados todos os coletores que ficavam debaixo das mesas dos colaboradores dos prédios administrativos, ficando a coleta desses resíduos centralizada em pontos específicos, chamadas de Ilhas de Resíduos. Cada ilha possui um coletor para resíduos não recicláveis e outro para resíduos recicláveis.

Para Juliana, “o PGRS assegura que a Portos do Paraná destine todos os resíduos, não só recicláveis, sempre para uma disposição ambientalmente adequada.”

NÚMEROS – São 60 Ilhas de Resíduos espalhadas nas áreas administrativas de Paranaguá e Antonina, 13 caçambas de 5m³ e 111 coletores duplos de 100L (reciclável e não reciclável).

No ano de 2022, 77% das auditorias indicaram separação adequada nos coletores de recicláveis e 67% nos coletores de não recicláveis das ilhas, entretanto, a meta é atingir 100% em ambos os coletores.

RECICLA LITORAL – Aconteceu, em dezembro de 2022, o 1º Workshop Recicla Litoral, no Palácio Taguaré, sede administrativa da empresa pública. O evento teve, como uma das linhas de atuação, prestar apoio às associações de reciclagem.

PARTICIPAÇÃO – Participaram do evento membros da Associação de Catadores de Material Reciclado da Vila Santa Maria (Assepar), de Paranaguá; da Associação Nova Esperança, da Ilha dos Valadares; da Associação de Coleta Seletiva do KM4, de Antonina; da Cooperativa Eco Pontal, de Pontal do Paraná; da Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (Amcorespp); e da Reciclagem Capital e da Associar Recicle Mais, ambas de Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS