Capitania dos Portos destaca eficácia da sinalização náutica em Paranaguá 03/09/2009 - 14:50

Em ofício encaminhado à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o capitão dos Portos do Paraná, capitão-de-mar-e-guerra Marcos Antônio Nóbrega Rios, reconheceu o esforço da autoridade portuária em adequar a sinalização náutica para atender os parâmetros estabelecidos pela International Association of Marine Aids To Navigation Lighthouse Authorities – (Iala/AISM).

“O capitão dos Portos e sua tripulação parabenizam a Appa por ter alcançado o índice de eficácia de 96% (referente ao mês de julho) na sinalização náutica para o Porto de Paranaguá”, relatou o oficial da Marinha.

De acordo com o coordenador de Sinalização Náutica da Appa, Jessé Beserra da Silva, a norma internacional considera eficazes índices iguais ou superiores a 95%. Desde maio, quando obteve 98,2% de eficácia, a Appa vem conseguindo superar ou ficar muito próximo do índice ideal.

Silva, que é tenente aposentado da Marinha - onde trabalhou no Serviço de Sinalização Náutica do 5.º Distrito Naval -, explica que os altos índices de eficácia se traduzem, na prática, em maior confiabilidade para os usuários dos portos paranaenses. “O ofício da Capitania dos Portos do Paraná é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Appa para aprimorar as ações de reparo e manutenção da sinalização náutica. Nosso objetivo é manter os índices acima de 95%”, afirmou.

Uma das iniciativas da Appa para atingir esse propósito é a aquisição de 56 novas boias para substituir equipamentos que estão fora da barra (em mar aberto) e parte das que estão dentro da baía. O investimento é de R$ 3,5 milhões. A Appa aguarda aprovação pela Secretaria de Estado dos Transportes para abrir processo de licitação.

SINALIZAÇÃO NÁUTICA - É o conjunto de sinais náuticos visuais, fixos ou flutuantes, externos à embarcação, especificamente estabelecidos com o propósito de garantir uma navegação segura e econômica nas vias navegáveis.

ÍNDICE DE EFICÁCIA - É uma figura de mérito recomendada pela International Association of Marine Aids To Navigation Lighthouse Authorities – (Iala/AISM) e adotada pelo Brasil, para ser utilizada como parâmetro para a avaliação da qualidade dos serviços de manutenção dos balizamentos existentes em território nacional ou nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB). O índice de eficácia considera o funcionamento contínuo de um sinal náutico, em qualquer intervalo de tempo, aleatoriamente escolhido, ou por extensão. Pode ser calculado dividindo-se o tempo em que o sinal operou corretamente pelo tempo total em que deveria ter operado corretamente.

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