Capitania dos Portos destaca eficácia da sinalização náutica em Paranaguá 03/09/2009 - 14:50

“O capitão dos Portos e sua tripulação parabenizam a Appa por ter alcançado o índice de eficácia de 96% (referente ao mês de julho) na sinalização náutica para o Porto de Paranaguá”, relatou o oficial da Marinha.
De acordo com o coordenador de Sinalização Náutica da Appa, Jessé Beserra da Silva, a norma internacional considera eficazes índices iguais ou superiores a 95%. Desde maio, quando obteve 98,2% de eficácia, a Appa vem conseguindo superar ou ficar muito próximo do índice ideal.
Silva, que é tenente aposentado da Marinha - onde trabalhou no Serviço de Sinalização Náutica do 5.º Distrito Naval -, explica que os altos índices de eficácia se traduzem, na prática, em maior confiabilidade para os usuários dos portos paranaenses. “O ofício da Capitania dos Portos do Paraná é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Appa para aprimorar as ações de reparo e manutenção da sinalização náutica. Nosso objetivo é manter os índices acima de 95%”, afirmou.
Uma das iniciativas da Appa para atingir esse propósito é a aquisição de 56 novas boias para substituir equipamentos que estão fora da barra (em mar aberto) e parte das que estão dentro da baía. O investimento é de R$ 3,5 milhões. A Appa aguarda aprovação pela Secretaria de Estado dos Transportes para abrir processo de licitação.
SINALIZAÇÃO NÁUTICA - É o conjunto de sinais náuticos visuais, fixos ou flutuantes, externos à embarcação, especificamente estabelecidos com o propósito de garantir uma navegação segura e econômica nas vias navegáveis.
ÍNDICE DE EFICÁCIA - É uma figura de mérito recomendada pela International Association of Marine Aids To Navigation Lighthouse Authorities – (Iala/AISM) e adotada pelo Brasil, para ser utilizada como parâmetro para a avaliação da qualidade dos serviços de manutenção dos balizamentos existentes em território nacional ou nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB). O índice de eficácia considera o funcionamento contínuo de um sinal náutico, em qualquer intervalo de tempo, aleatoriamente escolhido, ou por extensão. Pode ser calculado dividindo-se o tempo em que o sinal operou corretamente pelo tempo total em que deveria ter operado corretamente.
Clique aqui para mais fotos