Portuários do Grupo 3 serão vacinados neste domingo em Paranaguá 29/05/2021 - 22:12

Inseridos no terceiro grupo da categoria, no Paraná, trabalhadores das empresas de apoio portuário e caminhoneiros registrados no Sindicam Paranaguá serão vacinados neste domingo (30), das 8h às 18h. Até o momento, esta etapa prioritária da imunização já vacinou 6.016 trabalhadores do Porto de Paranaguá.

Como empresas de Apoio Portuário, cujos trabalhadores estão aptos para o 3º dia de vacinação contra a Covid-19, são Despachantes, Classificadoras, empresas de Remoção de Resíduos de Embarcações, controle de pragas, abastecimento, Fumigação, Fornecedores de Navios, Fornecedores de equipamentos e Inspeção de Embarcações.

A estimativa é que pouco mais de três mil trabalhadores estejam inseridos neste último grupo.

EXIGÊNCIA – Assim como os anteriores, os trabalhadores do grupo três devem ter cadastro ativo de acesso permanente junto à Portos do Paraná, bem como ter prestado serviços nos últimos 6 meses.

Para receber a primeira dose da vacina, é preciso levar um documento oficial com foto, CPF, cartão do SUS registrado em Paranaguá, Declaração da empresa/órgão, conforme modelo disponibilizado no site da Portos do Paraná (APPA) e Crachá original e cópia (frente e verso - crachá de acesso porto – permanente e ativo). Esses dois últimos documentos ficarão retidos com a equipe de imunização do Município.

O local de vacinação é o centro montado pela Secretaria Municipal de Saúde, de Paranaguá, localizado na antiga Estação Ferroviária. Para quem não quiser descer para se vacinar, a opção de drive-thru também está disponível.

PRIORIÁRIOS - A vacinação dos portuários teve início na última sexta-feira (28), a partir das 11h, em Paranaguá, e das 15h, em Antonina. Nesse último município, 690 portuários foram imunizados. Como informa a Secretaria Municipal de Saúde de Antonina, caso ainda tenha trabalhador sem a 1ª dose, essa será aplicada na próxima quarta-feira (2).

Em Paranaguá, a imunização dos portuários começou pelos grupos 1 e 2. No primeiro grupo, estavam os trabalhadores portuários avulsos (TPAs) ativos, Órgão Gestor dessa Mão de Obra (OGMO), práticos, trabalhadores dos rebocadores, da autoridade Portuária, empresas terceirizadas da administração dos portos do Paraná, com contrato de prestação continuada, e órgãos fiscalizadores (Antaq, Receita, Polícia Federal e Mapa).

Já no grupo 2 entraram os profissionais das empresas de Amarração, Operadores Portuários, Agências Marítimas, Arrendatários e seus prestadores de serviço (trabalhadores de bordo, costado e faixa portuária).

CAMPANHA - As doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, destinadas a estes grupos, foram enviadas pelo Ministério da Saúde na semana passada para o Estado do Paraná e chegou aos municípios portuários na última sexta-feira (28).

Foram 9.627 doses disponibilizadas para a imunização dos trabalhadores portuários paranaenses.