Trapiche de Antonina será transformado em receptivo de turistas 04/04/2008 - 17:30

Obra será licitada pela Appa e faz parte do pacote de melhorias do Governo do Paraná no Litoral

O município de Antonina terá, nos próximos meses, um receptivo de turistas no antigo trapiche da cidade. O local será completamente reformado por meio de um convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, a prefeitura de Antonina e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A licitação para a obra, no valor de R$ 500 mil, foi autorizada ontem (04), numa solenidade realizada em Antonina.

O superintendente dos Portos do Paraná, Eduardo Requião, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto e o prefeito de Antonina, Kleber Fonseca, fizeram a entrega das ordens de serviço para dar início imediato às obras no município, somando um investimento de R$ 5,27 milhões.

De acordo com Eduardo Requião, a parceria entre Appa, Sedu e prefeitura tem por objetivo apoiar o desenvolvimento do município de Antonina, para que ele recupere sua essência portuária. “O interesse maior de todos nós é que o Porto de Antonina se desenvolva. E, para haver este desenvolvimento, é preciso que a cidade se desenvolva também”, disse.

Um dos projetos da Appa para Antonina é criar na cidade um terminal para recebimento de cruzeiros marítimos. Segundo o superintendente, a idéia é aproveitar a verve turística do município. “Além de criarmos este receptivo de turistas, já obtivemos a autorização do governador Roberto Requião para construir um aeroporto em Paranaguá. Este aeroporto vai ser usado para o transporte de cargas e também será uma alternativa para que os turistas que aqui chegarem nos navios possam seguir para outros pontos turísticos do Paraná, como Foz do Iguaçu”, explicou.

O diretor do Porto de Antonina, Luiz Dividino, disse que o conjunto de obras que será iniciado na cidade vai contribuir para a melhoria do Porto. “Na medida em que se arruma a malha viária, cria-se uma capilaridade maior, melhorando as condições de fluxo. Com isso, o impacto na comunidade, com o movimento trazido pelo Porto, é menor”, avaliou. Dividino disse ainda que as obras de melhorias no município compõem um amplo projeto de revitalização do Porto de Antonina. “O que é preciso entender é que, para revitalizar e melhorar um porto, não basta construir um cais. Tem que ter infra-estrutura rodoviária e ferroviária e é isso que estamos fazendo aqui”, disse.
Parceria - Segundo o prefeito de Antonina, o município está colhendo agora o trabalho de três anos de parceria com o Governo do Estado e com a Appa. “As coisas começam a florescer agora. Nós plantamos por três anos e agora estamos vendo os resultados. Muita gente não acreditava nisso, mas a entrega destas ordens de serviço comprovam a sensibilidade do Governo Requião com o município de Antonina, que ficou esquecido por mais de 50 anos. O Eduardo (Requião) tem sido um grande parceiro nestes quatro anos”, disse.

Fonseca lembrou ainda que, além do convênio com a Sedu, a Appa viabilizou que o contrato de arrendamento com a Transpetro assinado no ano passado, de uma área portuária em Paranaguá destinada à movimentação de granéis líquidos, trouxesse contrapartidas para o município de Antonina. Um protocolo de intenções foi assinado entre a empresa e a prefeitura, prevendo a pavimentação das vias de acesso ao Porto de Paranaguá Barão de Teffé. “A licitação de parte da obra já foi feita e os trabalhos devem começar em 15 dias”, afirmou o prefeito.

Trapiche - A licitação para a reforma do trapiche deve acontecer nos próximos dias. A intenção é que a obra esteja concluída até o início do segundo semestre. De acordo com a arquiteta da Appa responsável pelo projeto de revitalização, Ana Balbinot, será construído no trapiche um receptivo de turistas. “Teremos um balcão de informações e um local apropriado para a exposição de produtos locais. Fora isso, será feito o paisagismo e a humanização do lugar, com o objetivo de transformar o trapiche num lugar de recreação da população local”, explicou.