Resultado da dragagem em Paranaguá está sob análise da Marinha do Brasil 09/09/2009 - 15:30

As plantas e relatórios resultantes da medição oficial do Canal da Galheta, após os serviços de dragagem emergencial, estão em análise pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) – órgão vinculado à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) -, em Niterói (RJ). Todo e qualquer resultado de levantamentos hidrográficos - sejam eles decorrentes ou não de intervenções na hidrografia das áreas navegáveis da costa brasileira - devem passar pela homologação da DHN para que esta possa reformular suas cartas náuticas.

A expectativa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) é de que o CHM dê seu parecer nas próximas semanas. Somente depois dessa homologação é que a autoridade portuária poderá solicitar, além do retorno do calado original, a relocação das boias de sinalização (retiradas para a realização da dragagem) para que se possa restabelecer a navegação noturna.

A Capitania dos Portos do Paraná depende da homologação dos resultados da dragagem pela DHN para poder redefinir o tamanho das embarcações - em relação ao calado - que poderão ter acesso aos portos de Paranaguá e Antonina e autorizar o reposicionamento das boias. Atualmente, navios com até 11,3 metros de calado têm permissão para acessar os portos paranaenses.

A dragagem foi concluída no dia 31 de julho e, segundo a empresa que fez a dragagem, a Somar - Serviços de Operações Marítimas, foram restabelecidas as medições de, pelo menos, 15 metros de profundidade e 200 metros de largura nos seis quilômetros de extensão do canal. O levantamento batimétrico foi realizado dentro das especificações técnicas exigidas pelo CHM. A quantidade de sedimentos removidos do fundo do canal foi de mais de 3,8 milhões de metros cúbicos.

Dando continuidade às melhorias no acesso aos portos, em relação à segurança de navegação, a Appa deverá investir R$ 3,5 milhões na aquisição de 56 novas boias para substituir equipamentos que estão fora da barra (em mar aberto) e parte das que estão dentro da baía, além de dispor de uma reserva técnica. O processo de compra foi encaminhado para aprovação pela Secretaria de Estado dos Transportes.

Investimentos
O secretário de representação do Paraná em Brasília, Eduardo Requião, tem negociado junto à Casa Civil, a liberação de R$ 54 milhões – recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - para a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso aos portos paranaenses. “O secretário Eduardo Requião já tem o compromisso da ministra Dilma Rousseff para liberação dessa verba. Nós estamos nas últimas tratativas no que se refere aos procedimentos legais e documentais para liberação dos recursos”, afirmou o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, que esteve, na última semana, em Brasília, tratando do assunto.

Outro investimento com o qual se pretende dar aos portos paranaenses autonomia em futuros projetos de dragagem é a aquisição de uma draga própria. O edital da concorrência internacional para compra da embarcação foi lançado no dia 20 de agosto e a abertura está prevista para as 10 horas do dia 8 de outubro. As empresas interessadas poderão adquirir o edital na sede da Appa, em Paranaguá (Rua Antonio Pereira, 161), e protocolar suas propostas até meia hora antes da abertura dos envelopes. O edital também está disponível no endereço eletrônico www.comprasparana.pr.gov.br .

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