Quase uma tonelada de resíduos são recolhidos em mutirão na Ilha do Mel 01/11/2023 - 09:32

Ação realizada pela Portos do Paraná em parceria com instituições locais atendeu a uma demanda dos moradores; mais de 800 quilos são de garrafas de vidro

A Portos do Paraná realizou, em conjunto com a Cia Ambiental, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a ONG Paraná Lixo Zero, um mutirão de limpeza das praias na Ponta Oeste da Ilha do Mel no último sábado (28).  Com apoio da população local foram recolhidos 910,9 quilos de resíduos. Deste total, 885,7 foi apenas de garrafas de vidro, sendo o restante de isopor, rejeitos e outros materiais.

Segundo o diretor ambiental da Portos do Paraná, João Paulo Santana, a empresa pública coordenou a ação, providenciando embarcação para deslocamento, os EPIs (equipamentos de segurança), sacos de lixo, lanche para os participantes e colaboradores para participarem do mutirão. “Realizamos ações frequentes de limpeza, conforme demandas locais e avaliações das equipes quando estão em campo, sempre fazendo contato com os moradores. Para a Portos do Paraná é fundamental esta proximidade com as comunidades”.

O projeto é uma demanda dos moradores, que se queixam de parte dos turistas que visitam o local, descartam as garrafas de bebidas alcoólicas na ilha e vão embora. Por não haver a coleta de resíduos na região, os próprios moradores estavam acumulando os materiais. No entanto, a demanda é grande. Em apenas uma das casas visitadas, havia cerca de 5 mil garrafas de vidro para reciclagem.

A ação também faz parte da semana Paraná Lixo Zero, envolvendo diversas ações em 74 municípios, sendo a Portos do Paraná a proponente da limpeza da Ponta Oeste. Todo o resíduo retirado foi destinado para a Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (AMCORESPP).

A Portos atua na comunidade de Ponta Oeste por meio do Programa de Educação Ambiental no âmbito da licença de operação emitida pelo Ibama, área de influência direta do porto. Além disso, as ações periódicas de limpeza fazem parte também do Programa de Monitoramento de Manguezais, outro programa executado pela Portos do Paraná.

Segundo a bióloga da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich, “a Portos do Paraná realiza, há cinco anos, duas grandes ações de limpeza de praias e de manguezais. Também são realizadas campanhas menores de limpeza no manguezal do Rocio anualmente, sempre buscando o envolvimento das comunidades locais”.

GALERIA DE IMAGENS