Projeto educativo premia alunos de Paranaguá por desenhos e frases sobre o porto 06/07/2023 - 18:04

A edição do primeiro semestre de 2023 do projeto Porto Escola foi encerrada nesta quinta-feira (06) com a premiação do Concurso de Desenho com Frase. Doze alunos de escolas municipais de Paranaguá tiveram sua arte selecionada. Além de receberem o próprio desenho e frase impressos em placas gráficas, também ganharam um passeio pela Baía de Paranaguá.

Neste semestre, o projeto envolveu 709 alunos de 5ª série da rede municipal de ensino de Paranaguá. A cada visita, fica o desafio: ter inspiração para retratar – com desenho e palavras - um pouco do que viram e aprenderam nos portos.

A premiação aconteceu do auditório Emir Roth, no Palácio Taguaré, sede administrativa da Portos do Paraná. Segundo a responsável pelo projeto, a bióloga e analista portuária Jaqueline Dittrich, da empresa pública, a solenidade é uma forma de valorizar alunos, professores e escolas que se engajam na proposta.

“O Porto Escola é considerado uma ação voluntária da Portos do Paraná, não é uma exigência do licenciamento ambiental, mas sim uma ação que o porto desenvolve e aplica na cidade para abrir espaço para as crianças conhecerem o porto, entrarem no cais e saberem como funciona a rotina da atividade portuária, a principal do município”, afirma Jaqueline.

Entre os temas abordados com os alunos que visitam o porto ao longo do ano estão meio ambiente, a importância econômica e social do porto e, também, noções básicas sobre as regras de saúde e segurança, além da importância do uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

“É uma imensa felicidade essa parceria entre e porto e a prefeitura. As crianças se sentem valorizadas por estarem aqui, visitarem o porto, entenderem como funciona todo esse processo, até porque 80% dos familiares trabalham e dependem do porto”, destacou a chefe de Departamento do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá, Emanuelle Rueda.

“Quando elas entram no cais e vêm a magnitude e todo esse trabalho executado ficam encantadas. E ter seu desenho valorizado, para as crianças é uma grande alegria”, salienta Emanuelle.

Antonelli Floriano, chefe dos Projetos da Secretaria de Educação, salienta que o Porto Escola acrescenta muito nas questões pedagógicas em relação ao porto. “As crianças têm pais que trabalham no porto e vivenciam isso. Para elas, poder vir, fazer o passeio, saber como funciona a questão dos navios e dos caminhões, é algo que marca, que é para a vida toda da criança”.

“Elas admiram muito os profissionais do porto, após a palestra querem saber como se forma para trabalhar no porto, no navio. A visita influencia as diretamente, conseguem compreender a questão da limpeza, a importância de não jogar o lixo nos mares, é muito enriquecedor. Nós acreditamos que daqui a alguns anos vamos ter uma realidade diferente como fruto desse trabalho do Porto Escola”, finaliza Antonelli.

Além da parceria com a secretaria municipal de Educação, o projeto Porto Escola conta com o apoio das empresas aLBriggs, Cia Ambiental, PME, Pasa, e Paranaguá Pilots.

Para conhecer os vencedores do concurso e suas respectivas escolas, acesse este LINK. https://www.portosdoparana.pr.gov.br/Meio-Ambiente/Pagina/CONCURSO-DE-DESENHOS-1o-SEMESTRE-DE-2023.

PROGRAMA - O Porto Escola é promovido ao longo de todo o ano com alunos de 5ª série da rede municipal de ensino. O projeto que com conta palestra e visita ao cais do porto promove a educação econômica, ambiental e social. As crianças têm contato com a dimensão, realidade e a importância das atividades portuárias e da preservação do meio ambiente neste contexto.

Em Paranaguá, o Projeto Porto Escola começou em 2015 e, em Antonina,  em 2017. Teve uma pausa nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia e foi retomado em 2022.