Projeto Porto Escola abre mais uma temporada de visitação em Paranaguá 06/03/2024 - 18:19

Calendário dos passeios de estudantes do 5ª ano começou nesta quarta-feira, dia 6, e vai até dezembro atendendo a rede municipal de ensino

O Projeto Porto Escola foi retomado nesta quarta-feira (06), com a participação de 35 crianças da Escola Arminda de Souza Pereira. Esta é a 10° temporada do programa que abre a Portos do Paraná para estudantes do quinto ano conhecerem e conferirem de perto os Portos de Paranaguá e Antonina e sua importância para economia local e estadual. No total, 12 mil meninas e meninos já passaram pelo Auditório Emir Roth e pelo cais conhecendo um pouco mais da história, da operação e também dos cuidados ambientais da empresa pública.

“Já foram cerca de 12 mil alunos que passaram pelo projeto e a gente sempre atende eles com uma palestra e depois fazemos a visita ao cais, seja do Porto de Paranaguá ou seja do Porto Ponta do Félix e, em todo este momento, eles conseguem entender a importância da atividade portuária para os municípios e também a nível regional e global”, comemora o Diretor de Meio Ambiente João Paulo Ribeiro Santana.

Para o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, que assinou a renovação do convênio com a Portos do Paraná para mais um ano de parceria, o projeto é a oportunidade de as crianças conhecerem a atividade que é tão importante para a cidade. “Este projeto é um sucesso entre nossos alunos e professores. É fundamental que nossas crianças tenham o conhecimento do Porto, da área portuária e de todo o entorno”, destacou.

A coordenadora do Porto Escola, bióloga e analista portuária, Jaqueline Dittrich, explica que este formato de trazer os estudantes do quinto ano se mantém desde 2015.

“Atendemos alunos das redes municipais de ensino de Paranaguá e Antonina (que deve ser retomado em breve). A gente também aborda questões voltadas à conscientização ambiental pensando na fauna da Baía de Paranaguá, nos cuidados que precisamos ter com os resíduos sólidos, então é um momento bem importante para eles entenderem todas as questões ligadas ao Porto e a importância dessa atividade para o município”, apontou.

Na visão da Secretária de Educação de Paranaguá, Tenile Xavier, a parceria é vitoriosa e fundamental para as crianças.

“É muito importante que nossos alunos possam vivenciar um pouco do Porto e de todas as suas atividades. Todos os professores e estudantes gostam desta atividade que enriquece muito a experiência extracurricular”, analisou.

E neste primeiro dia de Porto Escola em 2024 as meninas e os meninos já puderam ver no auditório os vídeos remodelados.

“Todos eles foram revisados e, agora, eles estão bem mais atrativos e com algumas novidades, então vai ser bem interessante ver a participação das crianças com a nova apresentação”, finalizou Jaqueline.

Atividade Extra
No retorno à escola, todos os estudantes são incentivados a desenharem algum aspecto interessante do Porto e escrever uma mensagem sobre o que viram na visita. Os melhores desenhos e mensagens são premiados com um passeio de barco pela Baía de Paranaguá onde podem ver o Porto de Paranaguá por outra perspectiva.