Portos do Paraná se destaca durante a COP28 05/12/2023 - 21:11

Empresa pública, que representa todo o setor portuário mundial, apresentou a navegação de forma sustentável e os projetos realizados com as comunidades 

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, participam nesta semana da Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Esta é a quarta vez que a empresa pública do Governo do Estado do Paraná é convidada para representar todo o setor portuário mundial no evento. 

“A COP28 é o maior evento sobre discussão climática do mundo e é uma honra sermos escolhidos para representar o setor portuário do mundo todo. E esta representatividade nos rende frutos. Em setembro, recebemos o Pyxis Ocean, um navio de velas metálicas que reduz em até 30% a emissão de gás carbônico. O primeiro navio mais verde do mundo buscou o porto mais verde do país”, destacou Garcia.

A primeira apresentação da Portos do Paraná na COP28 aconteceu nesta terça-feira (05), com o painel “Mudanças climáticas - descarbonização e sustentabilidade”. Foi apresentada a navegação de forma sustentável e os projetos locais realizados com as comunidades litorâneas do Estado, como o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Também foi apresentada a conquista do certificado internacional Ecoports, a mais importante certificação do mundo voltada para gestão ambiental portuária. Os portos paranaenses foram os primeiros portos públicos brasileiros a receberem o certificado. 

“O nosso intuito com este painel na COP28 é compartilhar as boas práticas realizadas pela Portos do Paraná. Trouxemos projetos que realizamos de preservação de nascentes e sistemas de tratamento de esgoto alternativo em áreas onde não tem saneamento básico. Além disso, também somos signatários do Green Ports Partnership, que é um projeto em parceria com o Porto de Roterdã, para implementarmos tecnologias de hidrogênio verde entre os portos mundiais mais eficiente”, explicou Santana. Na quarta-feira (06), a Portos do Paraná irá participar de outro painel com a temática “Cidades, regiões, urbanização e transporte”.

Também estão presentes no evento o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o conselheiro administrativo da Portos do Paraná, Leandro Pazzeto Arruda. “É um orgulho para nós estarmos aqui, em nome do governo do Paraná e do governador Ratinho Júnior, em um momento em que o Estado levanta a bandeira da sustentabilidade, sendo o mais sustentável do país. Além disso, é um momento em que o porto de Paranaguá vive uma fase muito especial de importantes projetos socioambientais”, afirmou o secretário.

O Paraná segue se destacando no controle ao desmatamento ilegal da Mata Atlântica. Um relatório divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Arcplan e o MapBiomas, revela que o Estado reduziu em 64% a supressão vegetal entre janeiro e agosto deste ano no comparativo com o mesmo período do ano passado. Passou de 2.763 hectares para 992 hectares desflorestados. O índice é o segundo melhor do País, atrás apenas de Santa Catarina (66%), e superior à média nacional (59%).

GALERIA DE IMAGENS