Portos do Paraná recebe a visita de integrantes da Justiça Trabalhista de Paranaguá 24/01/2024 - 14:02

Empresa pública apresentou trabalho da gestão nos últimos cinco anos e também um pouco do funcionamento do Porto de Paranaguá

A Portos do Paraná recebeu nesta terça-feira, dia 23, uma comitiva da Justiça do Trabalho para conhecer melhor o trabalho realizado nos últimos cinco anos da gestão na área jurídica e também o Porto de Paranaguá. Os 18 integrantes da 1ª, 2.ª e 3ª Vara do Trabalho de Paranaguá puderam visitar o Palácio Taguaré, onde foram recepcionados, e também a faixa portuária para conferir de perto as operações de importação e exportação.
“A primeira agenda de apresentação e visita da Diretoria Jurídica no ano de 2024 contou com uma exposição contextual sobre o Porto, onde apresentamos os números alcançados no período de 2019 a 2023, bem como atualizamos as projeções de arrendamentos e investimentos a curto prazo”, explicou o Diretor Jurídico Marcus Freitas.
De acordo com ele, a equipe da Coordenadoria Trabalhista pôde sintetizar o resultado da atuação dos advogados portuários junto à Justiça do Trabalho nos processos. “Destacando, dentre outros pontos, uma redução de 50% no número de reclamatórias em trâmite, nos últimos cinco anos”, apontou.
Para a advogada e analista portuária Stephanie Fonseca, a nossa ideia era mostrar aos servidores da Justiça Trabalhista um pouco de como é o funcionamento do Porto. “Quais são os atores, como funciona a operação, explicar a natureza jurídica da Portos do Paraná. Fizemos uma apresentação institucional e depois passamos para a visita técnica na faixa portuária”, justificou.
No grupo da Justiça Trabalhista estava a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Paranaguá Kerly Cristina Nave dos Santos, servidores e estagiários, que foram acompanhados pela equipe de advogados da Diretoria Jurídica e também pelo pessoal da Diretoria de Meio Ambiente e da Guarda Portuária, que deram apoio e mostraram um pouco da estrutura portuária aos visitantes.
“A visita institucional foi proposta pela Diretoria Jurídica da Portos do Paraná com o intuito de aproximar e mostrar todo o trabalho que foram feitos em relação às demandas trabalhistas nos últimos quatro, cinco anos mostrando os resultados que as políticas internas fizeram alcançar na Justiça do Trabalho”, destacou a Diretora de Secretaria da 2ª Vara do Trabalho de Paranaguá Celice Viviana da Silva Mayer.
Segundo Stephanie, esse tipo de visita é importante para se estreitar as relações com a Justiça. “Para que eles possam conhecer de perto a nossa realidade e ter uma compreensão melhor sobre a atividade portuária, que é muito particular. Embora o tempo não tenha colaborado, o grupo teve a oportunidade de acompanhar a movimentação das cargas em alguns pontos da faixa portuária. Todos ficaram muito impressionados com o que viram”, finalizou a advogada.

GALERIA DE IMAGENS