Portos do Paraná realiza operação inédita para atracação de navio de cargas rolantes 13/12/2023 - 13:38

Berço 219 foi construído para receber navios de cargas ro-ro, ampliando a movimentação de veículos no terminal

Em atracação inédita, 272 cargas rolantes foram movimentadas no navio Bosporus Highway no berço 219, no Porto de Paranaguá, nesta terça-feira (12). O novo berço foi construído para a chegada de navios ro-ro, especializados em cargas rolantes e a operação permitiu uma atracação na perpendicular em comparação aos outros navios. A operação foi realizada em conjunto entre a Portos do Paraná, praticagem e Capitania dos Portos.

A nova área é resultado de um projeto a longo prazo, iniciado em 2016, de ampliação da empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). “Para a expansão do terminal havia a necessidade de um berço exclusivo para a operação de cargas gerais e cargas rolantes. Com aprovação do licenciamento ambiental foi construída a estrutura, realizada obras de dragagem pela Portos do Paraná e simulação de manobras", explicou Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná.

Para a atracação e operação dos 164 veículos e 108 máquinas foi realizada ampla comunicação à comunidade pela mídia local; sinalização da área e, durante a operação, três embarcações estiveram presentes no Canal da Cotinga, orientando o trânsito de pilotos na região.

Até o momento, o Porto de Paranaguá já movimentou 84.128 veículos em 2023, sendo 30.573 para importação e 53.555 para exportação. “Esta nova operação com certeza vai trazer mais disponibilidade de berços, eficiência em movimentação e atratividade para as operações do porto”, enfatizou Vieira.

A utilização do novo berço exclusivo para cargas rolantes pode beneficiar também o arrendamento PAR12, arrematado pela Ascensus Group em 2021, o qual possui um pátio para armazenagem estática de 4 mil veículos.

GALERIA DE IMAGENS