Portos do Paraná promove campanha de doação de sangue 20/11/2023 - 14:11

Em parceria com o Hemepar de Paranaguá, empresa pública incentiva empregados para ato solidário numa época em que a demanda aumenta devido à proximidade das férias de verão

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, a Portos do Paraná promove uma campanha interna de doação em parceria com o Hemepar, de Paranaguá. Tudo em prol da solidariedade a quem tanto precisa, principalmente em uma época em que os estoques estão baixos e a demanda aumenta com a chegada das férias de Verão. Por isso, toda ajuda é importante e cada bolsa corresponde a apenas 450 ml do precioso líquido, que será reposto já nas horas seguintes com a ingestão de água.

“É um dever de todo cidadão e o Porto estar fazendo parte dessa campanha nessa semana é super importante para que a gente conscientize e desmistifique um pouco para aqueles que têm medo e não doam porque é uma necessidade muito grande para as redes hospitalares que precisam do sangue”, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da empresa pública.

O dirigente encabeçou as doações nesta segunda-feira, dia 20, no Hemepar. “É importante o Porto incentivar a doação até para convencer e demonstrar para todos, até para suas famílias e amigos, que é bem tranquilo doar sangue e esperamos que essa campanha não se limite só ao Porto, mas se propague também ao nosso círculo de amizades e familiares”, completou Garcia.

Para doar, é preciso atender a alguns requisitos: ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado pelo responsável legal), pesar mais de 52 quilos e estar bem de saúde. No dia da doação, é necessário estar descansado e alimentado (evitando alimentos gordurosos 24 horas antes), será necessário passar por cadastramento no sistema, haverá uma triagem clínica e um exame de sangue rápido para garantir que o doador não tenha anemia. Se os critérios forem atendidos, o voluntário será encaminhado para a retirada de 450 ml de sangue.

Quem ainda não agendou a doação e quer doar deve entrar em contato com a Coordenadoria de Assistência Médica e Social (COAMS) pelo whatsapp 41 99198-8742. Após a doação, pedir o comprovante e enviar uma cópia para o mesmo número.

De acordo com a CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943, Art. 473 – o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967), IV - por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967).

GALERIA DE IMAGENS