Portos do Paraná organiza evento inédito de segurança portuária 06/09/2019 - 14:31

Segue até o final desta sexta-feira (06), o 1º Simpósio sobre Segurança Portuária, no Hotel Camboa, em Paranaguá. A iniciativa é da Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP), em parceria com a Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (ATEXP).

O evento foi aberto pela manhã pelo diretor presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que ressaltou que a luta constante pela maior eficiência e qualidade, sem o acompanhamento da segurança dos portos, de nada adianta. “Nossos certificados hoje são internacionais e temos que manter sempre o alto nível na prestação de serviços, mas também na segurança. Queremos nesse evento alinhar com todas as forças de segurança para evitar ou coibir qualquer tipo de crime que denigre a imagem de nossos portos”, afirmou Garcia.

Segundo o comandante da UASP, major César Kamakawa, “o objetivo do simpósio é buscar aprimoramento nos conhecimentos da guarda portuária e intensificar a aproximação entre as instituições de segurança pública, trazendo junto os supervisores de segurança das empresas que compõem a comunidade portuária de Paranaguá.”

“Ao longo do dia serão repassadas várias palestras de segurança portuária, vamos buscar as discussões temáticas em torno do assunto e em cima de dúvidas levantadas, serão debatidos e montados grupos de estudo para que aperfeiçoem o combate a esses crimes portuários que, eventualmente, ocorrem”, afirmou Kamakawa.

Envolvido no evento, o comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Mattos, salientou que “o futuro do Estado do Paraná passa pelo Porto de Paranaguá. Não podemos falar em desenvolvimento da sociedade paranaense sem falar na ênfase e na importância do Porto de Paranaguá para todo nosso Estado e para o Brasil.”

“Parabéns a administração portuária pela sua iniciativa. Demonstra uma visão de gestão correta, sabemos que hoje não há atividade humana que não careça de providências na área de segurança para seu bom desempenho”, enfatizou o comandante.

O major Kamakawa, chefe da UASP, afirmou não ter conhecimento de outro evento dessa natureza. “Tomara que sirva de modelo ou de inspiração para outras unidades portuárias para que também entrem nesse debate muito importante que reflete em benefício para toda comunidade do município onde o porto se encontra.”

Essa 1ª edição do simpósio tem como público alvo os agentes e guardas da UASP, agentes de segurança da ATEXP, agentes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), supervisores de segurança dos demais representantes da comunidade portuária em geral e integrantes das instituições de Segurança Pública Federais, Estaduais e Municipais.

GALERIA DE IMAGENS