Portos do Paraná investe na capacitação de técnicos operacionais 19/12/2023 - 09:01

Curso “Gestão Portuária” foi ministrado pelo professor Ademar Dutra e apresentou o complexo sistema portuário brasileiro entre estruturas públicas e privadas

A Portos do Paraná realizou mais uma capacitação interna para portuários das áreas operacionais. O investimento em treinamento levou desta vez o curso “Gestão Portuária” ministrado pelo professor Ademar Dutra, coordenador geral do Congresso Internacional de Desempenho Portuário (Cidesport) e pós-doutorado pelo Universidade de Valência, na Espanha. Foram 20 horas de aprendizado sobre o sistema portuário brasileiro, entre portos públicos e privados.

“Os alunos da área operacional do Porto tiveram a oportunidade de acessar e de ter um conjunto de informações inerentes à gestão de um porto de forma macro e de forma micro e tiveram a oportunidade de conhecer o sistema portuário brasileiro e as principais variáveis e os principais atores que interferem na gestão portuária”, explicou o professor, que também leciona na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

De acordo com Dutra, a atividade portuária é muito complexa e vem se desenvolvendo muito rapidamente. “Envolve muitos atores portuários e a gestão precisa conciliar todos esses interesses. Não há dúvida que o Porto de Paranaguá e os Portos do Paraná são muito eficientes e geram um diferencial em relação ao sistema portuário brasileiro. O curso também oportunizou o conhecimento em relação aos portos de interesse público e aos TUPs (Terminais de Uso Privado) que integram também o sistema portuário brasileiro”, destacou.

Na visão do Coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, Henrique Pires, ver o empenho dos profissionais da empresa pública em estar sempre buscando desenvolvimento é bastante gratificante. “É com grande satisfação que observo a prontidão e dedicação de cada um em participar. Esta iniciativa reflete, não apenas o comprometimento individual, mas também o interesse coletivo em aprimorar nossas habilidades e conhecimentos”, analisou.

Segundo Pires, a gestão portuária desempenha um papel crucial para a eficiência do setor. “Ao investirmos tempo e esforço nesse curso, não apenas ampliamos nossas competências, mas também fortalecemos a base que sustenta o sucesso de nossa organização”, ponderou.

Para a técnica portuária Lucineia Teles, que estava entre os 15 colaboradores que participaram da capacitação, foi uma semana bem especial. “Foi o primeiro curso voltado para a capacitação dos técnicos portuários. O tema foi tratado de uma forma geral, mas trouxe como resultado uma ampliação da visão analítica dos diferentes processos do sistema portuário e espero ter me aprofundado no tema e contribuir nos processos decisórios para a melhor prática administrativa e organizacional”, analisou

GALERIA DE IMAGENS