Portos do Paraná inicia testes com nova metodologia de gerenciamento de projetos 10/10/2023 - 17:31

A padronização busca trazer ganhos de produtividade, além de direcionamento em planejamento e em controle de ações.

Nos dias 05 e 06 de outubro a Portos do Paraná iniciou o Projeto de Capacitação para Implantação de Escritórios de Projetos (PMOs, que em tradução livre significa Project Management Office) nas diretorias da Portos do Paraná. A etapa de testes envolvendo a nova metodologia busca padronizar os projetos em toda a empresa, independente do setor.

O secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Ozório Monteiro da Gama, abriu o evento ressaltando a importância da metodologia na estruturação de projetos e o uso por grandes empresas no Brasil e no mundo.

“Congratulo todos os participantes pelos trabalhos desenvolvidos até aqui para geração de valor adicional à instrução técnica e gerencial de projetos. A partir de metodologia consagrada no mercado coorporativo mundial, cujos benefícios decorrentes serão internalizados e culturalmente incorporados à gestão da empresa, iremos implementar projetos ainda mais estruturados, eficientes e sintonizados ao planejamento estratégico da Portos do Paraná.”

14 líderes, responsáveis pelos PMOs, foram os responsáveis pela criação da metodologia, com suporte de uma empresa especialista no ramo. De acordo com o gerente de planejamento estratégico, Honorato Chudson, os PMOs dão apoio a implantação do novo processo, seguindo a proposta do plano estratégico elaborado em 2021.

“Estas áreas buscam implementar as boas práticas de gestão. Para isto, trouxemos um escritório central de projetos, para apresentar a proposta de prática gerencial seguindo as necessidades da Portos do Paraná, independente do porte da demanda de cada setor”, destaca Chudson.

Entre os temas-base abordados em cada planejamento estão o cronograma, o planejamento de comunicação e a matriz de riscos. O gerente explica que a empresa pública “conta com o apoio de todas as diretorias, que possuem, cada uma, um escritório de projetos. Temos a configuração de um PMO central em cada uma, que supervisiona esses projetos como um todo. A partir desse espectro, conseguimos analisar tanto o nível de padronização da empresa”.

O secretário Felipe Gama afirma que a proposta “é que cada pessoa que trabalha ou gerencia projetos na Portos do Paraná tenha condições de aplicar esta nova metodologia. Atualmente, estamos aplicando um treinamento a nível macro, mas o papel desses PMOs é justamente suprir as dificuldades que porventura surjam”. 

 

GALERIA DE IMAGENS