Portos do Paraná estreita relações institucionais com Governo da Espanha 26/03/2024 - 17:34

Empresa pública foi convidada para visitar o Porto de Valência e conhecer soluções tecnológicas portuárias de empresas espanholas

A Portos do Paraná está estreitando ainda mais as relações institucionais e econômicas com a Espanha e irá fazer uma visita técnica no próximo mês de maio ao Porto de Valência. O convite partiu do Governo Espanhol, por meio do Escritório Comercial em São Paulo da Embaixada da Espanha.  O programa espanhol visa afinar a ligação empresarial do povo hispânico com organizações portuárias brasileiras e os portos de Paranaguá e Antonina estarão na delegação que cruzará o Atlântico.

“A gente já vem de uma parceria de longa data com a Fundación Valenciaport, junto ao Porto de Valência, e  temos diversos projetos em desenvolvimento nessa esteira como o Port Colaborative Decision Making (PortCDM), Port Community System (PCS), Vessel Traffic Management and Information System (VTMIS), formalizamos recentemente uma parceria na direção da descarbonização futura dos nossos portos e, sem dúvida, apreciamos a ideia de entender também possibilidades de parcerias junto às empresas e aos investidores espanhóis”, destacou o secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama.

De acordo com a Analista de Mercado do Escritório Comercial em São Paulo da Embaixada da Espanha, Paloma Groizard Stein, este convite faz parte da Missão Inversa daquele país. “Chamamos esse contato de Missão Inversa, quando levamos as pessoas para conhecerem nossa estrutura. Serão dois dias de contatos com o Porto de Valência e também com empresas espanholas, que vão mostrar suas tecnologias para o mundo da logística portuária e também a parte de infraestrutura dos portos”, apontou.

Para ela, a Espanha voltou a participar mais ativamente da feira Intermodal e resolveu ampliar esses contatos aqui no Brasil. “Foi muito exitosa a participação na Intermodal para nós com oito portos e sete empresas e resolvemos fazer uma atividade de promoção que é convidar alguns portos brasileiros a ir até Valência para conhecer as nossas tecnologias, a infraestrutura que temos e poder ter contato com empresas espanholas desse setor”, complementou.

Na visão de Gama, a Portos do Paraná está sempre em busca de novas tecnologias, de novas formas de melhorar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade, e ter esse tipo de intercâmbio é fundamental para o futuro da empresa. “Recentemente a Portos do Paraná, a partir da Diretoria de Meio Ambiente, cuja área é gerida pelo Diretor João Paulo Santana, enviou duas técnicas para Valência para verem de perto novas tecnologias voltadas à energia verde; esse é um assunto muito importante para nós e novas ideias, novas tecnologias em busca da eficiência energética e operacional são sempre bem vindas para empresa”, finalizou.

GALERIA DE IMAGENS