Portos do Paraná é signatária da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos 06/03/2024 - 21:21

O lançamento da Aliança ocorreu durante a Intermodal e reuniu portos, terminais de uso privado, arrendatários, operadores, empresas, órgãos públicos e instituições

A Portos do Paraná assinou o termo de integração para a Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos nesta quarta-feira (06). A assinatura ocorreu no Stand do Porto de Itaqui, durante a 28ª edição da Intermodal South America - Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior, no São Paulo Expo.  

“É com muita honra e muita responsabilidade que a gente desenvolve esse trabalho, em parceria com todos os signatários, desenvolvendo as melhores práticas ambientais”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná e presidente da ABEPH (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias), Luiz Fernando Garcia.

A Aliança é resultado de uma parceria com a Fundaciòn ValenciaPort, instituição espanhola que é referência mundial no setor portuário. O objetivo é a troca de experiências e de informações para acelerar o processo de descarbonização do setor portuário brasileiro.

Além dos portos paranaenses, são signatários o Porto do Itaqui, Porto do Açu, Porto Sudeste, Suape, Portos RS, Santos Brasil, CLI (Corredor Logistica e Infraestrutura), Consórcio TEGRAM (Terminal de Grãos do Maranhão), Bunker One, ZCarbon Soluções em Descarbonização e PortGreen Consultoria. Entre as apoiadoras do projeto estão a Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviário, a ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), a ABEPH e a ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários).

INTERMODAL – Em 2024, a Intermodal South America reúne mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, dos setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, abrangendo todos os modais de transporte. A Intermodal é reconhecida nacional e internacionalmente por apresentar soluções para toda a cadeia logística, de ponta a ponta. A expectativa é receber mais de 43 mil profissionais no evento, que segue até o dia 07 de março.

GALERIA DE IMAGENS