Portos do Paraná contribuí com guia contra assédio no setor aquaviário 27/03/2024 - 15:50

Publicação elaborada pela ANTAQ e lançada nesta terça quer fomentar um ambiente livre de abusos contra as mulheres 

A Portos do Paraná participou nesta terça-feira, dia 26, da apresentação do Guia de Enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário, na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em Brasília. A publicação foi elaborada pela própria entidade em parceria com a Women’s International Shipping and Trading Association (Wista Brazil) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de contribuições da Portos do Paraná. A meta é combater o abuso contra as mulheres que trabalham nos portos e na navegação brasileira e também impulsionar protocolos que fortaleçam o setor.

O guia começou a ser elaborado em dezembro do ano passado e foi inspirado pelo Manual Lilás da Controladoria-Geral da União (CGU) também preocupado com o tema do assédio e demais crimes contra a dignidade sexual no âmbito das administrações públicas federal, estadual e municipal. E a Portos do Paraná também ajudou a elaborar a construção do documento. 

“O Comitê de Ética e Integridade da Portos do Paraná teve participação e colaboração ativa em diversos encontros e rodas de conversas que marcaram a elaboração do Guia, no tocante às políticas de prevenção ao assédio a serem adotadas e aos aspectos jurídicos relacionados ao tema”, destaca Cinthia Breindenbach, Agente Portuária e Coordenadora do Comitê de Ética e Integridade da empresa pública.

Para ela, acompanhar a elaboração do Guia de Enfrentamento ao Assédio e ter a possibilidade de contribuir para a construção deste instrumento tão importante e inovador no setor foi um privilégio. “Foi uma experiência muito edificante. O Guia é um verdadeiro norteador das boas práticas no setor no tratamento e prevenção do assédio e de modo geral, tanto para o colaborador, como da empresa. Há muito para caminhar e aperfeiçoar no ambiente aquaviário quando falamos em assédio, nas suas mais variadas formas; mas, creio que o importante é que estamos no caminho”, comemorou.

Segundo a Coordenadora da Ouvidoria, Mirella Ferreira, as questões levantadas pelo Guia de enfrentamento ao assédio sexual e moral é crucial para promover ambientes seguros e respeitosos em todas as esferas da sociedade. “Ao conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do assédio, tanto em nível individual quanto organizacional, essas campanhas ajudam a criar uma cultura de respeito, empatia e igualdade. Além disso, elas capacitam as vítimas a reconhecerem e denunciarem o assédio, promovendo a justiça e o apoio necessário para superar essas situações tão traumáticas”, analisou.

De acordo com a ANTAQ, apenas 17% da força de trabalho do setor aquaviário são de mulheres. De todos os trabalhadores do setor, 16,7% das mulheres estão em cargos executivos, 22,5% em cargos de gerência e 16,4% em cargos operacionais. Nesse levantamento também foi constatado que a faixa etária das mulheres que trabalham no setor está dividida em: menos de 1% tem mais de 55 anos, 2,7% tem entre 45 a 54 anos, 16,5% têm de 25 a 44 anos e 1,9% têm entre 18 a 24 anos.

No lançamento estiveram presentes o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, a Secretaria Executiva do Mpor, Marina Pescatori, o Secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, e a Diretora da ANTAQ, Flávio Takafashi, entre outras autoridades.

O Guia de enfrentamento ao assédio no Setor Aquaviário pode ser acessado AQUI.

GALERIA DE IMAGENS