Portos do Paraná apresenta projetos envolvendo a conservação da água em Natal 24/08/2023 - 08:48

Ações ambientais realizadas nas comunidades de Eufrasina e Europinha ganharam destaque no XXV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas no Rio Grande do Norte

A Portos do Paraná apresentou esta semana em Natal-RN, no XXV ENCOB (Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas), um projeto de tratamento alternativo de esgoto doméstico e outro de proteção de nascentes, que foram executados nas comunidades ilhadas da Baía de Paranaguá. Foram dois banners expostos com os detalhes dos programas da empresa pública. A participação no evento estreita relações com outras autoridades nacionais envolvidas na gestão integrada de águas com o foco na sustentabilidade e nas discussões sobre o futuro.

“Esse encontro reúne pessoas do Brasil inteiro, que fazem parte dos comitês de bacias e fazem parte de toda essa regulamentação dos recursos hídricos, então a gente trouxe dois trabalhos que foram desenvolvidos dentro do Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná”, informa a bióloga e analista portuária Jaqueline Dittrich.

Em Natal, ela levou e pôde apresentar e debater sobre os programas adotados em Eufrasina e Europinha com sucesso. “A gente trouxe dois banners para expor no evento. Um deles foi o trabalho desenvolvido com saneamento básico e a instalação de biodigestores para tratamento de esgoto em Eufrasina e o outro foi o trabalho desenvolvido em Europinha, que envolve a proteção de nascentes do tipo caxambu”, destaca a bióloga.

Para Jaqueline, é sempre importante estar presente nesses encontros e divulgando projetos importantes da Portos do Paraná. “A importância do evento é justamente poder envolver as pessoas que estão ativas na gestão dos recursos hídricos no Brasil inteiro e ter toda essa troca de conhecimento com várias oficinas e painéis muito interessantes para trazer bastante capacitação às pessoas que estão à frente desses comitês”, finaliza.

O encontro segue até esta sexta-feira, dia 25. Mais informações podem ser obtidas pelo site https://www.encob.org/.

GALERIA DE IMAGENS