Portos do Paraná apresenta os resultados da temporada de cruzeiros no Sul Export 26/03/2024 - 18:07

O diretor empresarial, André Pioli, também abordou os programas sociais, entre eles a visita guiada ao Porto de Paranaguá

Os navios de cruzeiro no Paraná foram o destaque no terceiro painel do Sul Export, evento que discute a infraestrutura logística e o mercado de negócios dos três Estados do Sul do Brasil. O painel “Impactos e reflexos das atividades portuária e industrial nas cadeias de negócios”, contou com a participação do diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. O debate aconteceu nesta terça-feira (26), em Balneário Camboriú (SC).

“Durante um ano, em parceria com a prefeitura de Paranaguá e o Governo do Estado, nós preparamos todas as cidades para poder bem atender aos cruzeiristas que lá estavam chegando”, comentou Pioli.

Em 2023, a Portos do Paraná recebeu a primeira temporada de cruzeiros do Estado, que incluiu 15 escalas do navio MSC Lirica e uma do navio MSC Musica. Ao todo, 39.163 entre turistas e tripulantes visitaram o litoral paranaense. As atracações semanais movimentaram a economia de todo o litoral do Estado, com a injeção de mais de R$ 25 milhões, de acordo com estimativa da Prefeitura de Paranaguá.

A MSC também confirmou que a cidade fará parte da temporada 2024/2025 e já conta com pacotes disponíveis na internet. A empresa de cruzeiros também reservou as datas para o Porto de Paranaguá na escala da temporada 2025/2026.

Também participaram do painel: o diretor-presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, o diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mario Povia, o presidente do Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto e o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger. O moderador foi o diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo.

Além do debate sobre a indústria dos cruzeiros marítimos dentro da estratégia das administrações portuárias, os participantes falaram sobre os portos e indústrias como geradores de emprego e renda. Outro tema abordado foi a sintonia com a agenda ESG e garantias de qualidade de vida para a população.

Visita guiada no Porto de Paranaguá

Também foram apresentados os programas sociais realizados no litoral do Paraná, entre eles a visita guiada gratuita no Porto de Paranaguá. “Todas as entidades que têm a vontade de conhecer o que significa, o que é a Portos do Paraná, nós os recebemos com uma equipe técnica, que apresenta o porto a eles”, comentou Pioli.

Em 2023, foram mais de 2.800 universitários e profissionais dos mais diversos setores da sociedade que passaram pelos Palácios Taguaré e Dom Pedro II e também por todo o cais para ver de perto o funcionamento das principais operações portuárias.

Sobre o Sul Export 2024

O Sul Export é uma das etapas regionais que precede o encontro nacional Fórum Brasil Export, em Brasília, previsto para outubro. O evento patrocinado pela Portos do Paraná conta com representantes de todo o Brasil, entre autoridades da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério de Portos e Aeroportos, empresários e entidades de classe e ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O Sul Export deste ano foi realizado entre os dias 25 e 26 de março e abordou a infraestrutura logística e o mercado de negócios dos três estados da região, com debates, visitas técnicas e encontros de relacionamento.