Portos do Paraná apresenta novo Comitê de Ética e Integridade 19/10/2023 - 17:36

Comissão irá atuar para garantir um bom ambiente de trabalho entre todas as áreas

A Portos do Paraná apresentou nesta quinta-feira, dia 19, o seu novo Comitê de Ética e Integridade com o objetivo de manter o ambiente de trabalho mais saudável. Alinhada com as mais modernas práticas administrativas, a comissão terá a missão de ouvir os funcionários e buscar soluções para evitar possíveis conflitos éticos e também fomentar campanhas de conscientizações sobre o bom relacionamento dentro da empresa pública.

“Isso ajuda a fortalecer mais ainda os funcionários e a direção porque ainda estamos vivendo um período de muito estresse no pós-pandemia, algumas pessoas passam mais tempo no trabalho do que em casa e isso nos dá uma tranquilidade a mais para podermos trabalhar de uma maneira mais saudável. Este Comitê vai trazer esse acolhimento caso tenhamos algum tipo de conflito”, destacou Marcos Bonoski, Diretor Administrativo e Financeiro.

Para o Diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Kengo, a qualidade da produção diária de todos está ligada a um bom ambiente. “Com integridade e ética produzimos muito mais e melhor e termos essa comissão dentro da Portos do Paraná é mais um indicativo de que a empresa está preocupada com as melhores práticas administrativas e com o bem-estar de todos, além de mostrar o porquê de sermos referência no País”, apontou.

De acordo com a coordenadora, Cinthia Breidenbach, o Comitê de Ética e Integridade é uma importante iniciativa da administração, um órgão consultivo e deliberativo. O foco principal neste momento serão as ações de informação e conscientização acerca dos Códigos de Ética e Conduta e Integridade da Portos do Paraná, além do acompanhamento dos processos de investigação e averiguação de eventuais desvios éticos.

“É essencial que todos conheçam os princípios que regem a administração, uma vez que esses princípios norteiam a identidade funcional de cada um de nós. Conhecendo os princípios e os valores institucionais que regem a administração e as suas relações, conhecemos mais intimamente a empresa onde trabalhamos. Isso viabiliza o desenvolvimento de relações saudáveis que cooperam a um ambiente laboral mais saudável”, justificou Cinthia.

A nova comissão já vem atuando juntamente com o apoio da Superintendência de Governança da empresa pública e também deve estreitar relações com a Ouvidoria, onde acompanharão os relatórios apresentados sobre eventuais denúncias recebidas. 

"Atualmente já temos um e-mail para contato e estamos à disposição de todos. A apresentação inicial ocorreu no intuito de que os colaboradores conheçam quem são os membros do Comitê de Ética e Integridade, a existência desse canal de comunicação e informação. É importante que saibam que estamos de portas e braços abertos para receber a todos”, finalizou.

Além da coordenadora Cinthia, são titulares no Comitê de Ética e Integridade Nivaldo Domanski dos Santos e Cezar Tramujas Neto e suplentes Jaqueline Dittrich Trevisan, Nivea Maria Wajima e Henrique Gustavo Vieira Pires. 

O e-mail de contato do Comitê de Ética e Integridade é etica@appa.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS