Portos do Paraná apresenta ações em evento do LIDE Paraná 2024 20/03/2024 - 14:38

Fórum discutiu projetos e iniciativas para a aceleração da competitividade do litoral paranaense

Infraestrutura e turismo foram os temas centrais no primeiro Fórum de Competitividade LIDE Paraná 2024, realizado nesta quarta-feira (20), no Sesc Paranaguá. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, participaram do encontro que teve como tema “Infraestrutura e Turismo como Estratégia de Desenvolvimento Local”.

“É mais uma oportunidade de estarmos aqui entre os líderes para apresentar todas as ações, o planejamento e o trabalho que estamos realizando pelo governo do Paraná”, enfatizou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Entre os destaques dos projetos realizados pelos portos paranaenses, que foram apresentados no evento, estão o recorde de 65 milhões de toneladas movimentadas em 2023 e as ações realizadas pela empresa pública para receber os navios de cruzeiro no Porto de Paranaguá. Na primeira temporada, mais de 39 mil passageiros e tripulantes passaram por Paranaguá.

“O Fórum de Competitividade é uma importante ferramenta para discutirmos sobre o setor produtivo e do turismo. No evento nós conseguimos desenvolver e falar um pouco mais das questões de infraestrutura do litoral do Paraná, em especial de Paranaguá e Antonina, onde a Portos do Paraná tem dois grandes terminais e é um ator importante no desenvolvimento do litoral paranaense”, destacou o diretor-presidente.

O evento, realizado pelo LIDE Paraná, visitará outros municípios do Estado buscando fortalecer os investimentos e serviços de acordo com cada região. Paranaguá inaugurou o evento abordando as principais ações em infraestrutura e turismo locais.

“O nosso objetivo foi fomentar a discussão e trazer oportunidades, insights de negócios. Muitas vezes, alguns que estão aqui vão pensar, ‘opa, aqui tem uma oportunidade’. A gente quer mesmo que as lideranças se conectem, aproveitem as oportunidades, que muitas vezes estão no bairro, estão na rua, estão no Estado, e a gente fica procurando fora daqui”, enfatizou Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.

Além do diretor-presidente e do secretário, o evento reuniu outros especialistas e autoridades, incluindo Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná, e Marcelo Roque, prefeito de Paranaguá, Irapuan Cortes Santos, diretor-presidente da Viaje Paraná, Gilberto Birkhan, diretor-presidente do Porto Ponta do Félix, Maria Ângela Plahtyn Torres, secretária Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá e José Reis de Freitas Neto, diretor da Adetur - Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná. Da Portos do Paraná estiveram presentes os diretores: André Pioli, do Empresarial, Gabriel Vieira, de Operações, João Paulo Santana, de Meio Ambiente, e Victor Kengo, de Engenharia e Manutenção.

GALERIA DE IMAGENS