Portos do Paraná apresenta ações e projetos em seminário de inovação 21/08/2023 - 13:01

A empresa pública Portos do Paraná participou nesta quinta-feira (17) do Seminário: “O litoral em inovação, o futuro em nossas mãos”, no auditório do Instituto Superior do Litoral (Isulpar), em Paranaguá. Durante a palestra, o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana, apresentou os principais projetos e ações dos portos paranaenses em andamento e previstos para os próximos anos.

O evento foi organizado pelo Sistema Regional de Inovação do Litoral (SRI Litoral) junto à Prefeitura de Paranaguá, ao Governo do Estado e ao Sebrae Paraná.

O executivo participou do painel Economia Azul, apresentando as iniciativas ambientais dos portos e mostrando que estas são mais inovadoras do que se possa imaginar.

“Na atividade portuária enfrentamos desafios diários, desde licenciamentos para obras e projetos até na relação porto-cidade e com comunidades locais que estão na área de influência dos portos de Paranaguá e Antonina”, explica o diretor de Meio Ambiente.

“Além disso, cada vez mais os portos paranaenses buscam atuar seguindo as melhores práticas ESG, ou seja, focado em questões ambientais, sociais e de governança”, pontua.

SEMINÁRIO - O seminário foi dividido em três painéis: Desafios e Oportunidades para a C, T & I do Paraná e do Brasil, Inova Litoral: SRI e o Desenvolvimento Econômico Sustentável e Economia Azul: inovação tecnológica e novas cadeias de negócios.

O evento reuniu representantes do setor acadêmico, governo estadual, Sebrae, CREA-PR, CUFA-PR, entre outros. Ao longo do evento, as entidades defenderam e estimularam a inovação no Litoral do Paraná, com iniciativas das mais simples até as mais complexas e a necessidade de integração entre os órgãos fomentadores.