Portos do Paraná apoia programa em prol dos direitos das mulheres 22/04/2024 - 17:04

Operação Vida – Mulher Segura foi lançado nesta segunda-feira, dia 22, em Paranaguá com o objetivo de promover ações contra a violência doméstica e pelo empoderamento feminino

A Portos do Paraná recebeu nesta segunda-feira (22), o lançamento da Operação Vida – Mulher Segura, que prevê a promoção de ações contra a violência doméstica, empoderamento feminino e direitos das mulheres além de oficinas de defesa pessoal, primeiros socorros e prevenção de crimes.

A empresa pública apoia a iniciativa do Governo do Estado e abriu suas portas para união de forças contra as agressões sofridas pelo sexo feminino. O movimento conta também com o engajamento da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e Polícias Civil e Militar, além do Ministério Público.

“A mulher na nossa sociedade acaba sendo exposta de várias maneiras e vejo aqui um movimento, um projeto de política pública que vai fazer com que a nossa cidade avance e avance muito, como já vem sendo feito, porque a mulher é aquilo que nós temos de mais sagrado e, se existe uma família, é porque a mulher dá proteção à família e precisamos fazer com que as mulheres estejam protegidas”, destacou o Diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná André Pioli.

Para o Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, políticas públicas são muito importantes e precisam ser valorizadas. “Temos a Patrulha Maria da Penha, o Botão do Pânico, as viaturas, a Casa da Mulher Parnanguara recém inaugurada, as parcerias com o Governo do Estado e já temos o projeto quase pronto da Creche do Idoso e podem contar com a Prefeitura porque nós vamos desenvolver essas ações da melhor forma para atender as mulheres”, apontou.

Com o lançamento da Operação Vida – Mulher Segura, as ações que já estão ocorrendo se estenderão até 30 de setembro. “Os índices são elevados em todo o Estado e a gente acredita que exista uma subnotificação, então é importante que, além dessas ações de repressão, mas também ações de prevenção e informação para que as mulheres saibam de seus direitos e que elas alertem as autoridades quando se depararem com essas situações que as atinjam e elas se tornem vítimas de violência doméstica”, avaliou Major da Polícia Militar João Pedro Passos.

Segundo a Delegada Maluhá Soares, um dos grandes objetivos da Operação é justamente levar a informações e mostrar que as forças de seguranças estão disponíveis para acolher as denúncias.

“Nas palestras, quando a gente mostra o nosso trabalho, mostra que a Polícia está atuando muitas mulheres, que antes não tinham coragem de ir até a delegacia registrar a ocorrência ou solicitar medidas protetivas, agora têm coragem. Violência doméstica é um problema cultural, mas agora as mulheres estão indo mais às delegacias denunciam as agressões”, analisou.

Na visão da Promotora de Justiça Cibele Scopel, é importante que esse programa se torne um marco no aperfeiçoamento das políticas públicas em prol das mulheres.

“Paranaguá já está na frente de muitas cidades do Paraná com a Casa da Mulher Parnanguara, patrulhas, secretaria, diversas leis de proteção e estamos cada vez mais tecendo posturas em prol da Rede de Proteção à Mulher para que a cada dia a gente consiga prestar um serviço público mais eficiente buscando uma maior repressão e prevenção da violência doméstica e familiar”, finalizou.

No evento realizado no Auditório Emir Roth do Palácio Taguaré estiveram presentes também o Secretário Geral da Presidência da Portos do Paraná Felipe Gama, a vereadora Vandecy Dutra, a Diretora Executiva do OGMO Shana Bertol, secretários municipais, representantes das Forças de Segurança, da Comunidade Portuária e da Sociedade.