Portos do Paraná abre Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias 18/10/2023 - 08:36

Evento realizado em Brasília promove a discussão de questões operacionais, administrativas e técnicas para o desenvolvimento do sistema portuário nacional

Nesta terça-feira (17), o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, realizou a abertura do Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (Enaph). O evento está na programação do Fórum Brasil Export, um dos maiores fóruns do país sobre infraestrutura e logística portuária.

"O Enaph nos ajuda a debater sobre o nosso sistema e a nossa indústria portuária como um todo. Aqui, todos os portos do país; norte, nordeste, sul e sudeste; estiveram presentes e pudemos discutir os grandes desafios do setor", afirmou Garcia.

A 4ª edição do Enaph é promovida pela Abeph (Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias) e contou com a participação das autoridades portuárias e lideranças empresariais do setor. O objetivo do encontro é estimular a discussão de questões operacionais, administrativas e técnicas para o desenvolvimento permanente do sistema portuário nacional. 

Garcia destacou também a relevância da participação da Portos do Paraná no evento, principalmente por ser referência em diversas frentes do setor portuário. 

"Nós somos a primeira empresa pública a discutir a concessão do canal de acesso, que dá possibilidade à iniciativa privada de investir, ao longo de 25 anos, mais de R$ 1 bilhão no nosso canal de acesso. Estamos desenvolvendo um projeto ferroviário super audacioso que é o Moegão. Além disso, até o ano passado éramos a única empresa pública a ter a delegação de competências, ou seja, o Ministério de Portos e Aeroportos nos reconhece como habilitados a representá-los nas licitações e podemos tocar os nossos processos de forma independente".

Entre os representantes da Portos do Paraná, estiveram presentes o secretário-geral, Felipe Gama; o diretor de desenvolvimento empresarial, André Pioli; e o diretor de operações portuárias, Gabriel Vieira.

Sobre o Brasil Export

O Brasil Export é um fórum permanente, multisetorial, agregador e que organiza dinâmicas para promoção do diálogo entre os diferentes agentes envolvidos com as operações portuárias, de logística e de infraestrutura. Atualmente, o fórum e organismos contam com mais de 250 conselheiros, profissionais qualificados e que atuam no setor privado, em entidades representativas e no poder público.

A edição de 2023 acontece em Brasília até o dia 18 de outubro. Confira o evento de terça-feira acessando o link: https://www.youtube.com/live/H_C5xCWj1Ak?si=e-fE8HEpnYjxrZol.

GALERIA DE IMAGENS