Porto reúne prestadores de serviços para tratar de gerenciamento de riscos 22/07/2021 - 18:14

A Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná dá início a uma série de workshops com os prestadores de serviços portuários. O objetivo dos encontros é tornar essas operações ainda mais seguras, aperfeiçoando o gerenciamento dos riscos de maneira integrada.

As oficinas temáticas estão inseridas no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) da empresa pública, como explica a analista portuária Andrea Almeida Lopes de Deus, uma das responsáveis pela ação.

Além de conhecer mais a fundo como os serviços acontecem e quais são os riscos que as respectivas atividades geram, segundo a representante da Diretoria de Meio Ambiente, as informações levantadas nos workshops servirão de subsídio para a revisão dos procedimentos normativos para execução de cada uma das atividades que compõem Regulamento do Sistema de Gestão Integrada da Portos do Paraná (OS 173/2020).

“As oficinas foram pensadas visando atender as necessidades de ações previstas no programa e aperfeiçoar o gerenciamento dos riscos em conjunto e com a participação efetiva das empresas nesse processo. O nosso objetivo é de sempre garantir a segurança ambiental e a segurança do trabalho na prestação dos serviços portuários nos Portos do Paraná”, afirma.

ENCONTROS – Os Workshops terão duração de duas a quatro horas e estão sendo organizados pelo Grupo de Trabalho do Programa de Gerenciamento de Riscos da Portos do Paraná, responsável por fomentar as ações do PGR.

Na ocasião, o programa é detalhado aos participantes e os procedimentos exigidos são explicados. Os representantes das empresas, por sua vez, apresentam como são realizadas as suas respectivas atividades nos portos do Paraná. “É uma troca”, completa Andrea.

PRIMEIRO - Ao todo serão seis workshops. O primeiro, realizado nesta quinta-feira (22), foi sobre “Controle de Pragas Agrícolas e de Vetores”, com a participação de quatro empresas prestadores desse serviço, conhecido como fumigação.

Um dos participantes, o engenheiro agrônomo Leonardo Antônio Zanlorensi Portela, representante da empresa Real Marine, em Paranaguá, considera bastante válida a iniciativa da Portos do Paraná em promover o workshop.

“Expusemos parte da vivência na nossa atividade, na tentativa de assegurar que a autoridade portuária possua um melhor entendimento dos riscos envolvidos na nossa operação, subsidiando, assim, e promovendo recursos para a elaboração e atualização do Sistema de Gestão Integrada”, afirma.

Como explica o agrônomo, o serviço de fumigação é contratado pelo exportador ou pelo próprio importador. Segundo ele, o controle é necessário para cumprir os requisitos fitossanitários a fim de evitar a propagação e intercâmbio de pragas e, por razões comerciais, para evitar a infestação e contaminação das cargas destinadas à alimentação humana e animal.

"O serviço é elaborado por profissionais habilitados e com conhecimento teórico e prático. Nosso Plano de Gestão, por exemplo, mapeia todos os riscos pertinentes à nossa atividade e dá soluções. Sempre que um novo risco de possível acidente é identificado, são descritas e colocadas em prática medidas tratativas/mitigatórias para assegurar a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos na operação", descreve.

Os próximos cinco encontros serão sobre as Regras Gerais de Saúde, Segurança e Meio Ambiente para o Píer Público de Granéis Líquidos (PPGL) e prestação dos seguintes serviços portuários: abastecimento e fornecimento de produtos químicos; Amostragem; Remoção de resíduos de embarcação e da faixa portuária e Prontidão Ambiental.

Para o próximo, previsto para o dia 30 de julho, serão convidadas a participarem as empresas que operam no Píer Público de Granéis Líquidos. Para os demais, devem participar as empresas atualmente cadastradas na Diretoria de Meio Ambiente.

BOX - Próximas Datas dos Workshops de Gerenciamento de Riscos

As empresas receberão um convite para participarem dos encontros, mas é importante que já reservem as datas:

·     Semana de 23 a 27/08 - Abastecimento e fornecimento de produtos químicos;

·     Semana de 30/08 a 03/09 – Amostragem;

·     Semana de 13 a 17/09 - Remoção de resíduos de embarcação e da faixa portuária;

·     Semana de 20 a 24/09 - Prontidão Ambiental.