Porto de Paranaguá recebe maior navio porta-contêineres em comprimento 29/01/2024 - 18:11

Com 366m, MSC Natasha XIII é 12,2 vezes maior que o Cristo Redentor

Nesta segunda-feira (29), o Porto de Paranaguá recebeu o navio MSC Natasha XIII, do armador Mediterranean Shipping Company (MSC). A embarcação, que atracou na empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), é o maior porta-contêineres em comprimento a ser recebido no Paraná: são 366 metros de ponta a ponta. O recorde anterior aconteceu em novembro de 2022 com o navio APL Yangshan, do armador francês CMA CGM, com 347m.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou os esforços da empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina para a ampliação do calado. “Investimos em obras de derrocagem e serviços de dragagem para aumentar cada vez mais a profundidade do canal e permitir a atracação de navios cada vez maiores. Receber agora o MSC Natasha XIII e, futuramente, o MSC Elisa XIII, mostra o quanto estamos preparados para atender a esta crescente demanda de mercado”, afirmou o diretor-presidente.

“A atracação do navio com as dimensões do MSC Natasha XIII é um marco significativo para o nosso terminal e consolida a posição da TCP como operador de navios dessa magnitude. Isso está alinhado a um dos pilares de nossa estratégia, que é atuar como um hub portuário para os armadores, centralizando suas operações de maneira segura e eficiente em nosso porto.” celebra a gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Brown.

Em nota, o armador declarou que “a primeira escala de um navio de 366 metros no Terminal de Contêineres de Paranaguá é motivo de celebração para a MSC. A operação do MSC Natasha XIII demonstra e reitera o nosso compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro".

Além do comprimento do MSC Natasha XIII ser 12 vezes maior que o Cristo Redentor, o navio possui também 48,20 metros de largura,  139,7 mil toneladas de capacidade e pode transportar até 14.432 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner). Vindo dos Estados Unidos, a escala do MSC Natasha XIII na TCP movimentará um grande volume de carne congelada, principal commodity de exportação do terminal.

A próxima atracação de um navio 366 na TCP já está prevista para a primeira semana de fevereiro com a chegada do navio MSC Elisa XIII, embarcação irmã do MSC Natasha XIII, que possui exatamente as mesmas características de comprimento, largura e capacidade.

GALERIA DE IMAGENS