Porto de Paranaguá atende dois navios de veículos simultaneamente 07/04/2008 - 16:08

Quem chega ao Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (07) se depara com uma cena incomum: um navio do tipo roll on/roll off (que, entre outras cargas, opera com veículos) atracado no berço 209, localizado em frente ao portão de entrada do cais. A embarcação chama atenção pelo tamanho e também porque, geralmente, não costuma atracar nesta parte do Porto. Trata-se do Grande Francia, um navio de bandeira italiana que está movimentando carga geral e veículos.

A embarcação veio de Buenos Aires e segue, depois de Paranaguá, para o Porto de Santos. Aqui, foram desembarcados 120 veículos e carregados contêineres e madeira. Os veículos são desembarcados um a um e estacionados em pátios do Porto de Paranaguá. Já os contêineres e a madeira são levados para dentro do navio por caminhões, que descarregam a carga no interior da embarcação e voltam à faixa primária.

Ao mesmo tempo, outro navio de veículos opera no Porto de Paranaguá, atracado no berço 217, na extremidade leste do cais. O República di Venezia, de bandeira italiana, também saiu da Argentina e segue para o porto alemão de Emden. Esta embarcação está movimentando 2.300 veículos que serão exportados para a Alemanha.

O Porto de Paranaguá conta com dois berços preferenciais para a embarcação de veículos. O 209, na parte central do cais, e o 217, na extremidade leste. Neste segundo, os navios atracam em dolphins (espécie de estacas de concreto) e a operação é rápida graças à proximidade aos pátios de veículos, cujos acessos ocorrem por uma via exclusiva, evitando acidentes e avarias. De janeiro a março deste ano, o Porto de Paranaguá já movimentou 35.683 veículos, um aumento de 4% em relação ao registrado no ano passado. 
 

GALERIA DE IMAGENS