Porto de Paranaguá abre temporada de visitação ao cais público 21/02/2024 - 09:35

Interessados poderão conhecer de perto as instalações portuárias paranaenses que receberam, em 2023, mais de 2.800 estudantes e profissionais das mais diversas áreas

A Portos do Paraná abriu nesta semana a temporada 2024 de visitas guiadas ao Porto de Paranaguá.  Referência no Brasil, a empresa pública é sempre requisitada para mostrar sua eficiência em movimentação de cargas. 

Nesta terça-feira (20), um grupo de 39 estudantes alemães visitaram o Porto de Paranaguá. Vindos da universidade de Nuertingen Geislingen, a 19 km de Stuttgart, eles fazem o curso de Ciências Agrárias e incluíram a visita as instalações portuárias no roteiro de sua viagem internacional de estudos. 

"O Brasil é um dos mais importantes produtores agrícolas do mundo, em escala global, e muito importante para o comércio internacional. Esta foi a razão principal para visitarmos o Porto de Paranaguá e obter informações sobre o comércio agrícola aqui", comentou o professor universitário Heinrich Schuele, ressaltando a importância deste aprendizado fora da sala de aula.

Somente no ano passado, foram mais de 2.800 universitários e profissionais dos mais diversos setores da sociedade que passaram pelos Palácios Taguaré e Dom Pedro II e também por todo o cais para ver de perto o funcionamento das principais operações portuárias.

“Abrir o nosso Porto de Paranaguá para toda a comunidade é um compromisso nosso. É muito importante que estudantes e profissionais venham conhecer e ver de perto o nosso trabalho. Essa gestão da Portos do Paraná tem sido marcada pela eficiência e também pela proximidade com a população de Paranaguá e de todo o Litoral paranaense. O Porto é um propulsor da economia local e garante o sustento de milhares de famílias da região”, destacou o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli.

De acordo com ele, a grandiosidade das instalações portuárias e a complexidade de toda a operação são o que mais chamam a atenção. “Todos querem ver de perto os navios, como são feitos o carregamento e o descarregamento e também como está sendo realizado o mais novo atrativo do Porto de Paranaguá que é a temporada de navios de cruzeiro com a vinda de turistas para o Litoral paranaense”, apontou.

Toda a visitação é gratuita, ocorre de segunda a sexta entre 9h e 16, mas precisa ser agendada com antecedência.

 “Atendemos a todos os pedidos conforme a nossa disponibilidade, mas as visitas precisam ser confirmadas com antecedência. O giro pelo Porto dura entre 40 e 60 minutos e sempre tem um funcionário nosso para guiar e responder as perguntas dos visitantes”, lembrou a assessora da diretoria Empresarial, Maria Helena Almeida.

Ela avisa ainda que, na visita, não é permitido o uso de chinelos, sapatos de salto alto, shorts e minissaias. Sandálias são permitidas apenas se bem fixadas aos calcanhares, sem saltos e com sola de borracha e também não é permitido descer do veículo em nenhuma área.

“Se forem grupos grandes será necessária uma condução coletiva própria como ônibus, micro-ônibus ou van”, complementa Maria.

Mais informações sobre a visitação e o formulário de pedidos podem ser encontrados através do endereço https://www.portosdoparana.pr.gov.br/Meio-Ambiente/Pagina/Visitas.

GALERIA DE IMAGENS