Porto apresenta projeto de integração ecológica à ministra do Meio Ambiente 03/10/2007 - 13:10

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, conheceu nesta terça-feira (02) a proposta da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para a criação do Clube de Serviços de Meio Ambiente. A apresentação foi feita durante a Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. "Vejo como muito positiva a criação deste clube de serviços. Espero que todos os problemas possam ser resolvidos e que possamos ampliar cada vez mais a capacidade de gestão ambiental sobre as atividades portuárias", disse Marina Silva.

O projeto pretende integrar empresas e entidades envolvidas nas operações portuárias, em ações para a preservação do meio ambiente. "A iniciativa do governo do Paraná é importante e necessária para a proteção ambiental. Em função das questões ambientais que precisam resolvidas, o governo tomou uma atitude de tratar adequadamente estes temas", comentou a ministra.
Ela destacou a importância da parceria entre os governos federal e estaduais. "Para o meio ambiente é importante esta parceria com os estados, principalmente com pró-atividade e capacidade de resposta. Quando se tem visão, princípios e valores, fica mais fácil", completou.
A intenção do Clube de Serviços, segundo o diretor empresarial da Appa, Ruy Zibetti, é que as ações sejam compartilhadas com usuários e a comunidade, para que formem uma grande rede. "Queremos que as entidades tenham esse compromisso com o meio ambiente, junto com o Porto, de uma forma singular", explicou Zibetti.
A engenheira da Appa, Maria Manuela Oliveira, esclareceu que, na prática, as empresas associadas vão dividir os custos e terão à disposição equipamentos de alta tecnologia e corpo técnico qualificado, preparado para atendimento no caso de emergências ambientais. "O clube oferecerá cursos de formação da consciência ambiental à comunidade portuária e a moradores das ilhas e cidades do litoral paranaense", declarou.
Com o funcionamento do Clube de Serviços de Meio Ambiente, a autoridade portuária manterá políticas e diretrizes para o desenvolvimento permanente da qualidade ambiental nas operações portuárias. "Trazemos um modelo de gestão portuária, exigido por determinações legais e necessário para o desenvolvimento da atividade portuária, de forma solidária e preventiva", declarou o advogado da Appa, André Martins.
Segundo o engenheiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Pedro Dias, o desafio proposto pela Appa, desde 2003, em tratar a questão ambiental a partir de um novo modelo de gestão trouxe importantes resultados. "Hoje não há mais uma gestão isolada. Quando iniciamos o acompanhamento deste novo modelo tínhamos 50% das empresas sem licenciamento ambiental. Agora, temos uma gestão comprometida fundamentalmente com questões ambientais que superam as questões políticas. A criação do clube é uma proposta inédita e representa um avanço que pode ser exemplo para o Brasil", reforçou Dias.
MEIO AMBIENTE - O Porto de Paranaguá vem sendo um dos principais portos do Brasil a participar efetivamente de eventos internacionais que discutem a preservação do meio ambiente. Na Austrália, em 2006, a Appa participou da 10.ª Conferência Internacional de Cidades e Portos. Neste ano, o terminal portuário esteve presente na V Reunião da Comissão Interamericana de Portos, realizada em Salvador.
As experiências adquiridas e apresentadas nestes eventos fizeram com que o porto fosse confirmado como integrante da Comissão Interamericana de Portos (CIP) e, em 2009, como sede da 2.ª Conferência Hemisférica sobre Proteção Ambiental Portuária, promovida pela Organização dos Estados Americanos (OEA).
Em agosto de 2005, uma primeira experiência realizada pela Appa representou avanços para o meio ambiente junto à atividade portuária nacional e internacional. Com a promoção do I Seminário Internacional de Gestão Ambiental, o Porto de Paranaguá, reuniu representantes de portos como os da Alemanha, Portugal, Uruguai, França, Bélgica, Espanha e Venezuela, além de entidades e empresas ligadas à atividade portuária e ao meio ambiente.
LASTRO - A preocupação da Appa com o meio ambiente é resultado da atual realidade do comércio internacional frente aos desafios de crescimento com responsabilidade ambiental. Atualmente, mais de 80% da movimentação de mercadorias acontece por navios, responsáveis pelo transporte de 10 milhões de toneladas de lastro (água depositada em porões específicos dos navios no porto de origem, necessária para manter a estabilidade da embarcação), despejado muitas vezes aleatoriamente nas águas dos portos de destino.
O despejo indiscriminado traz ao meio ambiente a presença de cerca de 7 mil espécies exóticas por dia nas áreas que recebem essas embarcações, trazendo prejuízos ao ecossistema local. Na Baía de Paranaguá, por exemplo, o mexilhão dourado e o caramujo africano são exemplos de espécies invasoras trazidas pela água de lastro e nocivas ao ambiente local.