Porto Escola vai atender 246 crianças de Antonina no segundo semestre 29/08/2023 - 17:06

Projeto da Portos do Paraná, em parceria com a prefeitura e com apoio do Porto Ponta do Félix, vai levar estudantes do quinto ano para conhecer instalações portuárias e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente.

O projeto Porto Escola vai atender 246 crianças das escolas municipais de Antonina, neste segundo semestre de 2023. Assim como ocorre em Paranaguá, os estudantes do quinto ano têm a oportunidade de visitar as instalações portuárias da cidade e adquirir conhecimento, não só sobre a atividade em si, mas também sobre o meio ambiente e a segurança do trabalho. As excursões começaram nesta segunda-feira, dia 28, e vão até o final do mês que vem, atendendo 10 instituições de ensino.

De acordo com o Coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Cordeiro, o projeto é um convênio entre a empresa pública e a prefeitura de Antonina. “Os alunos recebem uma palestra no Barão de Teffé, sede administrativa da autoridade portuária, onde apresentamos um pouco da história do Porto de Antonina, do Município, como funciona a atividade portuária e quais os cuidados com o meio ambiente e a segurança dos trabalhadores”, aponta.

Na sequência, os estudantes embarcam num ônibus e vão até o Porto Ponta do Félix. “Eles vêm de perto os navios, as movimentações portuárias e, na prática, como funciona essa operação no terminal”, explica Pedro.

Para o presidente do Porto Ponta do Félix, Gilberto Birkhan, abrir as portas para receber as crianças é sempre uma alegria. “Tudo aquilo que envolve crianças e estudantes e que, desde o início de seu desenvolvimento possam ter contato com a atividade marítima e portuária, é muito importante e isso aumenta a capacidade deles de melhor entender o mundo e para nós é um prazer receber eles e compartilhar as experiências que a gente tem”, destaca.

Já a Coordenadora Técnica do Ensino Fundamental de Antonina, Fabiana Souza, revela que a visitação é aguardada com ansiedade pelos estudantes. “Nossos alunos aguardam ansiosamente a oportunidade de participar deste projeto. Para nossa rede de ensino é importante mostrar aos nossos educandos como funciona a atividade portuária em nosso município, os procedimentos de segurança no interior do porto, o impacto na economia local e nacional e falar sobre as características da nossa baía e a conscientização ao que se refere aos resíduos sólidos”, finaliza.

Agenda:

Escola Municipal Professora Aracy Pinheiro Lima