Painéis fotovoltaicos incrementam sustentabilidade no Porto de Paranaguá 20/09/2023 - 10:59

Referência em projetos socioambientais, estrutura portuária paranaense ganha sistema de energia limpa no terminal privado da Klabin, que garante economia aliada ao desenvolvimento ecológico.

Reconhecido pelos mais de 20 projetos socioambientais permanentes, o Porto de Paranaguá recebeu este mês mais um empreendimento que é um marco em sustentabilidade. Aproveitando a energia solar abundante no Litoral, a Klabin inaugurou em seu terminal dentro da estrutura portuária um sistema solar com capacidade de 22 megawatts hora/mês. O equipamento aproveita uma energia limpa e renovável e ainda traz uma economia de R$ 100 mil por ano na conta da luz da empresa.

“Esse tipo de projeto é fundamental não só para o Porto de Paranaguá, como para todos os portos do planeta, uma vez que está aplicando princípios de sustentabilidade, em especial, aqueles que estão trabalhando o uso de energias limpas, energias alternativas àquelas que são emissoras de gases poluentes e atuam juntando forças com as nossas premissas de atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destaca João Paulo Ribeiro Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná.

Para ele, é importante que o universo portuário se engaje cada vez mais nessa busca de redução de emissões de gases do efeito estufa. “Consequentemente, essas ações atuam para frear as mudanças climáticas que o mundo está vivenciando no seu dia a dia. É importante que, cada vez mais, não só os arrendatários, mas todos os prestadores de serviço, as pessoas e as empresas da comunidade portuária somem esforços nesse sentido de aplicação de tecnologias limpas e usos de energias alternativas”, aponta.

A Klabin estima que com o uso do sistema fotovoltaico possam ser retirados do ar cerca de 11,5 toneladas de CO2 por ano. “A presença da companhia em um terminal portuário com o que há de mais moderno em relação à geração de energia reforça como a Klabin valoriza a inovação, sempre atrelada à sustentabilidade”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação e Sustentabilidade da Klabin.

Toda a instalação foi realizada pela Bonö Energia, que também forneceu treinamento de manutenção para manter os módulos fotovoltaicos limpos e protegidos. “Foi um projeto inovador pois trouxe um outro olhar sobre processos e procedimentos que ainda não tínhamos atuado, o de terminais portuários. Em nossas obras, estamos acostumados a seguir as normas de segurança, mas o terminal portuário nos elevou a outro patamar em relação a segurança de obras”, destacou Vitor Ferrari, CEO da empresa.

“Desenvolvemos o projeto nos mínimos detalhes, inclusive utilizando estruturas metálicas galvanizadas a fogo, para que assim evite-se a corrosão causada pela maresia e aumente a vida útil do material”, explicou.

GALERIA DE IMAGENS