Ministro de Portos parabeniza gestão da Portos do Paraná 18/10/2023 - 18:10

Declaração aconteceu durante o evento Brasil Export; diretor-geral da Antaq também destacou a atuação dos portos paranaenses

Durante o evento de abertura do Brasil Export, um dos maiores fóruns sobre infraestrutura logística portuária do país, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, parabenizou o trabalho realizado pela Portos do Paraná. A abertura aconteceu na noite de terça-feira (17), em Brasília. 

“Eu quero parabenizar a Portos do Paraná pelo papel institucional que vem cumprindo para o estado, para o Brasil”, destaca o ministro. Costa Filho também frisou a importância do evento para discutir a agenda econômica brasileira e as potencialidades do país. “Estou confiante que o Brasil vai crescer muito nesses próximos anos e o Paraná terá um papel importante dentro dessa agenda econômica nacional”, disse o ministro.

Durante o evento, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery Filho, também elogiou o trabalho realizado pelos portos paranaenses. “A Portos do Paraná sempre tem um posicionamento de destaque no setor portuário nacional. É o principal porto em movimentação de fertilizantes e vem se destacando há muitos anos pela sua gestão qualificada, profissional e que se reverte em resultados positivos para o porto e para a infraestrutura do país como um todo”.

Nery Filho também destacou os prêmios recentes entregues pela ANTAQ a Portos do Paraná como o primeiro lugar em conformidade regulatória e segundo lugar no Índice de Desenvolvimento Ambiental. “A ANTAQ tem um prêmio em que reconhece os portos que mais se destacam em práticas ESG, e a Portos do Paraná é sempre a primeira ou a segunda. Então é sempre uma satisfação, uma alegria estar aqui falando dos resultados e do desempenho satisfatório que os portos paranaenses vêm apresentando”.

De acordo com o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro Ávila, "a Portos do Paraná é uma referência. Ele ganhou nos últimos anos como o melhor porto na gestão. A oportunidade que o Luiz Fernando Garcia tem, quando participa do evento, de compartilhar as boas experiências e as boas iniciativas, contribui muito para que outras autoridades portuárias também avancem nas suas gestões."

Debate sobre o canal de acesso
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca que o principal ponto abordado no Brasil Export foi a concessão do canal de acesso de Paranaguá. "Paraná estreia a primeira concessão desse tipo no país. Um processo complexo que causa grande curiosidade em todos que buscam entender como se dá essa etapa. A expectativa é que ao fim de todo um processo burocrático, nós consigamos pôr a concessão em leilão na B3, em São Paulo, para viabilizar mais de R$ 1 bilhão de investimento nos próximos quatro anos", explicou o diretor-presidente.

A Portos do Paraná é pioneira na concessão do canal de acesso, que é um modelo que vai ser replicado no Brasil inteiro. “E nós, que somos os precursores, estamos tocando esse projeto com extrema dedicação, pois vai facilitar a entrada de grandes navios ao canal de acesso e baratear os custos para as embarcações que entram nos nossos portos", explicou o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.

O delegado regional sul da Associação Brasileira dos Terminais Portuários, André Maragliano, também esteve no evento e destacou a segurança jurídica nos contratos de arrendamento e de terminais portuários. "É importante porque não traz somente uma redução de custo, mas traz uma maior eficiência para o nosso porto e para os nossos clientes que escolhem a passagem de seus produtos pelo Porto de Paranaguá".

O Fórum Brasil Export foi realizado entre os dias 16 e 18 de outubro. Todos os principais aspectos do evento podem ser acompanhados pelo link https://forumbrasilexport.com.br/eventos/evento-brasil-export/

GALERIA DE IMAGENS