Meganavio faz única escala no Porto de Paranaguá 07/02/2024 - 10:54

O MSC Elisa XIII é o segundo navio com 366m a atracar no Paraná

O Porto de Paranaguá recebeu nesta quarta-feira (07) o meganavio MSC Elisa XIII, do armador Mediterranean Shipping Company (MSC) que fez uma escala única no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Além do comprimento do MSC Elisa XIII ser 12 vezes maior que o Cristo Redentor, o navio possui também 48,20 metros de largura, 139,7 mil toneladas de capacidade e pode transportar até 14.432 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner). O navio que vem dos Estados Unidos, faz atracação apenas no Porto de Paranaguá, e segue para Singapura logo depois.

Antes da chegada do MSC Elisa XlIl, outro navio de mesmo porte já havia atracado cinco dias antes. Em 29 de janeiro foi a vez do MSC Natasha XIII, embarcação irmã do Elisa, que possui exatamente as mesmas características de comprimento, largura e capacidade. A embarcação de 366 metros de comprimento é o segundo deste porte a ser recebido no Estado e é o maior já registrado no Paraná.  O segundo maior navio recebido foi o APL Yangshan, do armador francês CMA CGM, em novembro de 2022, com 347m.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comentou a importância da ampliação do calado, por meio de obras e serviços de dragagens realizados pela empresa pública, para atrair grandes navios. “São as obras de derrocagem e os serviços de dragagem, realizados pela Portos do Paraná, que nos permitem receber navios cada vez maiores, ampliando nossa capacidade de movimentação e permitindo nosso avanço pelo mundo todo”, afirmou o diretor-presidente.

A gerente comercial de armadores da empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Carolina Brown, destaca a importância de ser o primeiro terminal brasileiro a receber os porta-contêineres 366. “A atracação das embarcações MSC Natasha XIII e MSC Elisa XIII demonstram a aptidão da TCP para receber navios desta magnitude. Nossa estrutura nos permite atuar como um hub portuário para os armadores, centralizando suas operações de maneira eficiente, e trazendo novas oportunidade de negócios para nossos clientes, que podem escoar um volume cada vez maior de produtos para todos os continentes do planeta".

Atualmente, o calado (profundidade entre o ponto mais baixo do navio até a linha d’água) para porta-contêineres em Paranaguá é de 12,3m nos canais principal e alternativo.

Além de possuir a profundidade necessária para receber o navio, o Porto de Paranaguá conta com um amplo pátio reefer (área para contêineres com controle de temperatura), necessário para energizar os contêineres com carne de frango congelada, que representa mais de 80% do que será exportado pelo meganavio. 

A expectativa é que até o final de fevereiro a TCP passe de 3.624 para 5.268 tomadas, o que representa uma ampliação de 45% da área. O investimento busca manter o Porto de Paranaguá como o maior corredor de movimentação deste tipo de proteína no mundo. 

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