Mais de 39 mil cruzeiristas e tripulantes passaram pelo Porto de Paranaguá 09/03/2024 - 08:48

A Portos do Paraná recebeu 16 escalas e o turismo movimentou 25 milhões de reais, de acordo com a Prefeitura de Paranaguá

O Porto de Paranaguá recebeu, nesta sexta-feira (08), o último navio da primeira temporada de cruzeiros do Estado. A Portos do Paraná recebeu 15 escalas do MSC Lirica e uma do MSC Musica, que trouxeram 39.163 pessoas ao litoral paranaense.

Só neste último final de semana, 2.047 pessoas passaram por Paranaguá. Com o encerramento desta temporada, os passageiros que embarcaram nesta sexta, seguirão para a nova rota do navio Lirica, com destino a Itajaí(SC), Santos(SP), Rio de Janeiro(RJ), Salvador(BH) e Europa.

“A primeira temporada de cruzeiros foi um grande sucesso e temos muito orgulho de fazer parte deste momento histórico. Tudo isso foi conquistado unindo os esforços do Governo do Paraná, da Portos do Paraná e da prefeitura de Paranaguá”, enfatizou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

As atracações semanais movimentaram a economia de todo o litoral do Estado, com a injeção de mais de R$ 25 milhões, de acordo com estimativa da Prefeitura de Paranaguá. “A vinda dos navios de cruzeiro movimentou a economia no litoral e trouxe mais renda e oportunidades de emprego para a população. O sucesso do turismo caiçara paranaense interessou as empresas de cruzeiro e agora Paranaguá segue nas escalas dos navios de passageiros”, afirmou o diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.

A MSC confirmou que a cidade fará parte da temporada 2024/2025 e já conta com pacotes disponíveis na internet. A empresa de cruzeiros também reservou as datas para o Porto de Paranaguá na escala da temporada 2025/2026.

As viagens de 2025/2026 estão reservadas com o navio MSC Armonia, com cerca de 275 metros de comprimento, 29 de largura e 54 metros de altura. A capacidade máxima é para até 2.520 passageiros e 780 tripulantes. As viagens foram reservadas para serem iniciadas no dia 05 de dezembro de 2025 e seguirão, toda sexta-feira, até o dia 27 de março de 2026.

Navios da temporada

Esta é a primeira vez que a Portos do Paraná recebe uma temporada de cruzeiros. O MSC Lirica é o navio principal da temporada, com capacidade para 2.648 passageiros, 721 tripulantes e 988 cabines. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura.

Além do MSC Lirica, o Navio Musica também atracou nesta temporada. Ele é responsável pelo recorde de turistas na cidade, registrado no dia 23 de dezembro, quando 2.166 passageiros e 241 tripulantes desceram para aproveitar os atrativos turísticos locais.