Janelas públicas de atracação garantem aumento de produtividade em Paranaguá 01/10/2007 - 00:00

Os bons resultados obtidos com as janelas públicas de atracação no Porto de Paranaguá fizeram com que o período de avaliação do novo sistema passasse a ser definitivo, após três meses de sua implantação. De acordo com o diretor de operação na América do Sul da Hamburg Süd Internacional e da Aliança Brasileira, Michael Martins da Silva, as antigas filas de navios à espera em função de problemas meteorológicos deram lugar à produtividade. "De uma forma inédita, os amadores formaram um grupo unido, somando interesses comuns, durante esse processo que levou cerca de dois anos para ser efetivado. No setor operacional não se discute o grande valor que o regulamento proporcionou", frisou Michael.
"O modelo está sendo muito positivo para os armadores e para o nosso terminal, beneficiando os exportadores e importadores. As janelas de atracação facilitam o planejamento da operação e representam ganho de produtividade. Novos armadores e antigos retornaram por conta desse sistema ao Porto, que a cada dia tem um produto logístico bem posicionado no mercado e reconhecido por seus clientes", explicou o diretor do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), Juarez Moraes e Silva.
Segundo dados fornecidos pelo TCP, o índice de cumprimento das atrações está acima de 65%, "um índice bastante positivo e acima da expectativa. Alguns navios cumprem 100% a programação estabelecida", completou Silva. O chefe do Departamento de Operações da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Clauber Candian, afirma que a vantagem do modelo adotado no Porto de Paranaguá está na presença da autoridade portuária.
"Aqui existe a cobrança por parte da autoridade portuária para o cumprimento da programação. A embarcação não pode chegar atrasada e tem hora para entrar e para sair do terminal. É um modelos simples e que funciona bem", declarou Candian.
De acordo com o Departamento de Operações da Appa, nos primeiros três meses de funcionamento das janelas públicas de atracação foram registrados apenas 14 cancelamentos devido a atrasos iniciados em outros portos. No mesmo período do ano passado, foram 102 cancelamentos. "Estamos sendo procurados por outros portos para copiar e implementar nosso modelo", frisou Candian.
Estatísticas - A partir do uso de janelas públicas, os berços de atracação 215 e 216 passaram a seguir a tendência dos mais modernos portos do Brasil e do exterior. As janelas públicas são oferecidas com dia e hora pré-estabelecidos para os serviços semanais regulares de navios full contêineres que, por meio de solicitação formal, comprovem interesse, demanda de carga e freqüência semanal. O armador deve apresentar uma movimentação mínima superior a 180 movimentos por atracação, ou seja, uso mínimo de seis horas do cais comercial para suas operações.
O Departamento de Estatísticas da Appa informou nesta segunda-feira (01) que no acumulado do ano as operações com contêineres no Porto de Paranaguá tiveram um aumento de 13% em comparação ao ano passado. São pouco mais de 364 mil TEUs em 2006 contra mais de 413 mil unidades neste ano.