Imagem da Nossa Senhora do Rocio visita a Portos do Paraná 14/11/2023 - 18:11

Pelo quinto ano consecutivo, o padre Dirson Gonçalves foi quem conduziu o símbolo da padroeira do Paraná pelo Porto de Paranaguá

A imagem da padroeira do Paraná, a Nossa Senhora do Rocio, abençoou a comunidade da Portos do Paraná durante uma visita, nesta terça-feira (14). Quatro padres realizaram a cerimônia no Palácio do Taguaré, no Porto de Paranaguá; e abençoaram os crachás dos colaboradores. A orquestra Filarmônica Antoninense também esteve presente durante o evento.

O diretor empresarial, André Pioli, afirma que “o Porto de Paranaguá sempre é agraciado com a presença da Nossa Senhora do Rocio, que possui um santuário dentro do nosso complexo portuário. Ela sempre está nos protegendo e dando todo o amparo que nós precisamos. Inclusive receber a visita da imagem da santa todos os anos é muito importante e gratificante para todos nós, funcionários da Portos do Paraná”.

A santa foi conduzida pelo reitor do Santuário Estadual, padre Dirson Gonçalves, que há cinco anos está em Paranaguá e faz questão de celebrar a visita no porto. “Eu sinto que aqui encontram-se duas forças muito importantes para a vida humana: a força do trabalho, pois a Portos do Paraná emprega muita gente; e a força econômica da cidade, do estado e do Brasil. Mas ninguém vive só de força material, a gente também precisa da força espiritual - e essa visita busca completar aquilo que já existe, com a benção de Deus e de Nossa Senhora”.

A assessora da gerência de gestão de pessoas, Alessandra Baleche, esteve presente na cerimônia e conta que é tradição de família acompanhar as novenas e procissões em nome da santa. “A Nossa Senhora do Rocio já operou diversos milagres em minha casa, em minha família, e a gente tem uma devoção enorme na nossa mãezinha. A cerimônia, os hinos, as músicas dela, são momentos de muita fé, de gratidão, em que a gente agradece por mais um ano. É um momento lindo e emocionante”.

Os fieis também receberam lembranças religiosas simbolizadas por pães com fotos da santa, que representam o alimento para a alma e a salvação pela fé em Cristo. Após a celebração no Palácio Taguaré, os padres seguiram até a guarda portuária, o Palácio Dom Pedro II, o Terminal Portuário Klabin e finalizaram a visita no costado da TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá).

COMEMORAÇÕES – As tradicionais visitas da imagem de Nossa Senhora do Rocio às empresas, órgãos públicos e entidades de classe de Paranaguá integram a programação da 210ª Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que teve início no sábado (04) e seguirá até o dia 19 de novembro.

O Dia da Padroeira do Paraná é 15 de novembro. O Paraná é o único Estado que tem uma padroeira reconhecida pelo Vaticano (papa Paulo VI, em 1977). Paranaguá foi a cidade escolhida, entre os 399 municípios do Estado, para abrigar o santuário e a imagem sagrada para os fieis.